Dehidroepiandrosterona (DHEA)

De ceos
Revisão de 15h36min de 15 de dezembro de 2016 por Autor (Discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Não consta

Não possui registro na Anvisa

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) – A14AA07

Nomes comerciais

Não consta

Indicações

O produto dehidroepiandrosterona (DHEA) apresenta algumas evidências científicas para o tratamento de: esquizofrenia; melhorar a aparência da pele de pessoas mais velhas ; melhorar a capacidade de atingir uma ereção em homens com disfunção sexual. Além disso, se mostrou promissor em melhorar os sintomas de lupus. Também se mostra promissor no tratamento da osteoporose. Pode também aumentar a densidade mineral óssea em mulheres jovens com o transtorno alimentar chamado anorexia nervosa. <ref> Compound Summary Pubchem Acesso em: 14/12/2016 </ref>

Informações sobre o medicamento

O produto dehidroepiandrosterona (DHEA) não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A RENAME contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do Decreto nº 8.065/2013, a atualização da RENAME compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC, a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.

Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.

Referências

<references/>