Complexo protrombínico parcialmente ativado (fatores de coagulação II, VIIa, IX, X em combinação)

De ceos
Revisão de 20h54min de 13 de março de 2017 por Autor (Discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

NOMES COMERCIAIS

FEIBA

REGISTRO NA ANVISA

SIM

CLASSE TERAPÊUTICA

Fatores de coagulação

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) - B02BD01

INDICAÇÃO

Complexo protrombínico parcialmente ativado (fatores de coagulação II, VIIa, IX, X em combinação) é um concentrado preparado de plasma humano e contém os fatores de coagulação (II, VII, IX e X) nas formas aditivada e de zimógeno, liofilizado, acompanhado do volume apropriado de diluente para reconstituição.

Este medicamento é indicado para o tratamento e profilaxia de hemorragias em pacientes portadores de hemofilia A ou B com inibidores. Além disso, pode ser usado para o tratamento e profilaxia de hemorragias em pacientes não hemofílicos que desenvolveram inibidores para fatores VIII, IX e XI. Existem relatórios isolados sobre o seu uso no tratamento de pacientes com inibidores adquiridos para os fatores X e XIII.

Complexo protrombínico parcialmente ativado (fatores de coagulação II, VIIa, IX, X em combinação) é utilizado também em combinação com o concentrado de fator VIII para uma terapia contínua de longo prazo, objetivando conseguir uma completa e permanente eliminação do inibidor do fator VIII, com o propósito de permitir o tratamento regular com concentrado de fator VIII, como ocorre em pacientes sem inibidor (imunotolerância)<ref>http://www.latinoamerica.baxter.com/brasil/images/br/pdf/Feiba.pdf Bula do medicamento</ref>.

PADRONIZAÇÃO NO SUS

RENAME 2014 / CESAF (Componente Estratégico de Assistência Farmacêutica)

O Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) destina-se à garantia do acesso equitativo a medicamentos e insumos, para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de doenças e agravos de perfil endêmico, com importância epidemiológica, impacto socioeconômico ou que acometem populações vulneráveis, contemplados em programas estratégicos de saúde do SUS.

O financiamento e a aquisição deste medicamento são de responsabilidade do Ministério da Saúde, a distribuição às Regionais ou Municípios é de responsabilidade dos Estados e a dispensação é de responsabilidade dos municípios.


APRESENTAÇÕES PADRONIZADAS

  • Complexo protrombínico parcialmente ativado (fatores de coagulação II, VIIa, IX, X em combinação) 500UI, 1000UI e 2500UI (pó liofilizado para solução injetável)


DISPONIBILIZADO PARA

Portadores de Coagulopatias, conforme Manual de tratamento de coagulopatias hereditárias (2006).


Referências

<references>