Fluvastatina

De ceos
Revisão de 17h47min de 21 de março de 2017 por Autor (Discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Antilipêmico - estatina

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) - C10AA04

Nomes comerciais

Lescol XL

Indicações

A fluvastatina é indicada para:

  • Dislipidemia

- Adultos

Indicada como adjuvante à dieta para redução de níveis elevados de colesterol total (total-C), colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL-C), apolipoproteína B (apo-B), triglicérides (TG) e para o aumento do colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL-C), em pacientes adultos com hipercolesterolemia primária e dislipidemia mista (Tipos IIa e IIb de Fredrickson).

- Pacientes pediátricos

Indicada como adjuvante à dieta para redução de níveis elevados de total-C, LDL-C, apo B, TG e para o aumento do HDL-C, em crianças e adolescentes de 9 anos ou mais com hipercolesterolemia familiar heterozigótica.

  • Outras indicações:

Indicada para diminuir a progressão da aterosclerose coronária em pacientes adultos com hipercolesterolemia primária, incluindo sua forma moderada, e com doença cardíaca coronariana. Também é indicada para a prevenção secundária dos eventos cardíacos maiores (morte cardíaca, infarto do miocárdio não fatal e revascularização coronária) em pacientes adultos com doença cardíaca coronariana após intervenção coronária percutânea.<ref>Bula do medicamento Acesso em: 08/09/2016 </ref>

Padronização no SUS

Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME 2014

Portaria nº 1.554 de 30 de julho de 2013

Anexos da Portaria nº 1.554 de 30 de julho de 2013

Portaria nº 200, de 25 de fevereiro de 2013 - Aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Dislipidemia para a prevenção de eventos cardiovasculares e pancreatite.

Informações sobre o medicamento

O medicamento fluvastatina, apesar de constar na Portaria nº 200, de 25 de fevereiro de 2013 que Aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Dislipidemia para a prevenção de eventos cardiovasculares e pancreatite, não é fornecido no Estado de Santa Catarina. Isso porque, atualmente, a SES/SC disponibiliza por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) os medicamentos atorvastatina, lovastatina, pravastatina e sinvastatina, de mesma classe farmacológica.

Portanto, o médico prescritor poderá avaliar a possibilidade de troca do fenofibrato por atorvastatina, lovastatina ou pravastatina, disponibilizados através do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) ou também pela sinvastatina, disponibilizada através do Componente Básico da Assistência Farmacêutica por meio das Unidades Básicas de Saúde do município onde reside o paciente.

Referências

<references/>