Brometo de Ipratrópio
Índice
Classe terapêutica
Broncodilatador (anticolonérgico)
Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) – R03BB01 / R01AX03
Nomes comerciais
Alvent, Ares, Atrovent, Iprabon, genérico.
Principais informações
O brometo de ipratrópio é indicado para o tratamento de broncoespasmo associado à DPOC, bronquite, enfisema e para o alívio dos sintomas da rinorréia associada à rinite alérgica e não-alérgica [1].
Seu uso regular resulta em um aumento do fluxo de ar nas vias respiratórias, semelhante ao obtido com outros broncodilatadores, mas com menos efeitos adversos.
Padronização no SUS
[Portaria de Consolidação nº 6, de 28 de setembro de 2017 - Consolidação das normas sobre o financiamento e a transferência dos recursos federais para as ações e os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde. - Dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)
Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013
Informações sobre o medicamento/alternativas
O brometo de ipratrópio, nas apresentações 0,02 mg/dose aerossol oral e 0,25 mg/ml solução inalante, é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.