Osimertinibe, mesilato

De InfoSUS
Revisão de 14h19min de 18 de abril de 2018 por Anonimo (Discussão | contribs) (Criou página com ''''''É importante destacar que devido a complexidade do financiamento e dos tratamentos oncológicos, estes serão apresentados de forma diferenciada dos demais medicamentos...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

É importante destacar que devido a complexidade do financiamento e dos tratamentos oncológicos, estes serão apresentados de forma diferenciada dos demais medicamentos da plataforma Ceos.

Grupo Principal

Agentes Antineoplásicos [1]

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) - L01XE35 [2]

Anti-inflamatórios Antirreumáticos [3]


Nome comercial

Tagrisso ®

Como este medicamento funciona?

O medicamento osimertinibe é um inibidor da Tirosina Quinase (TK). É um potente e seletivo inibidor oral dos Receptores do Fator de Crescimento Epidérmico (EGFRS) que abrigam mutações sensíveis (EGFRm) e mutação T790M TK-resistente. Estudos in vitro demonstraram que o mesilato de osimertinibe possui alta potência e atividade inibitória contra o EGFR na gama de todas as linhagens de células clinicamente relevantes de câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC), mutadas EGFR sensíveis e mutadas T790. Isto leva à inibição do crescimento celular, embora mostre atividade menos significante contra o EGFR nas linhagens celulares do tipo selvagem. A administração oral in vivo de mesilato de osimertinibe leva à redução do tumor em ambos os modelos de tumor de pulmão em camundongos transgênico e xenoenxerto de CPNPC, EGFRm e T790M. [4]

Quais indicações da bula brasileira?

Conforme bula aprovada pela ANVISA, o medicamento osimertinibe é indicado para o tratamento de pacientes com câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC) localmente avançado ou metastático, positivo para mutação EGFR T790M, cuja doença progrediu quando em uso de, ou após a terapia com inibidores da tirosina quinase dos Receptores do Fator de Crescimento Epidérmico (EGFRs). [5]

O SUS disponibiliza este medicamento na oncologia?

Não, o SUS não disponibiliza este medicamento para o tratamento de câncer de pulmão de não pequenas células.

O medicamento osimertinibe, não é uma das opções terapêuticas citadas nas Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas do Câncer de Pulmão para o tratamento de pacientes com melanoma maligno cutâneo. Entretanto, a disponibilização do medicamento dependerá do protocolo de cada instituição que realiza o tratamento oncológico.

Referências

  1. Grupo ATC Acesso 08/02/2018
  2. Código ATC Acesso 08/02/2018
  3. Classe Terapêutica - Registro ANVISA Acesso 08/02/2018
  4. Bula do profissional do medicamento Tagrisso ® Acesso em 08/02/2018
  5. Bula do profissional do medicamento Tagrisso ® Acesso em 08/02/2018
  • As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.