Cladribina

De ceos
Revisão de 20h09min de 9 de julho de 2018 por Autor (Discussão | contribs) (Como este medicamento funciona?)
Ir para: navegação, pesquisa

É importante destacar que devido à complexidade do financiamento e dos tratamentos oncológicos, estes serão apresentados de forma diferenciada dos demais medicamentos da plataforma Ceos.

Grupo Principal

Agentes antineoplásicos e imunomoduladores.<ref>Grupo ATC Acesso em: 16/04/2018</ref>

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) - L01BB04 <ref>Código ATC Acesso em: 16/04/2018</ref>

Nome comercial

Leustatin®

Como este medicamento funciona?

O medicamento cladribina é um agente citotóxico que afeta o metabolismo purínico dos linfócitos e monócitos que se dividem ativamente nas células leucêmicas e aquelas células em fase de quiescência, inibindo a síntese e a reparação do DNA. Este é um mecanismo importante, que permite a morte das células “pilosas”, típicas da tricoleucemia, que estão frequentemente em quiescência. <ref>Bula do medicamento do paciente Acesso em: 09/07/2018</ref>

Quais indicações da bula brasileira?

Conforme bula aprovada pela ANVISA, o medicamento cladribina está indicado para:

- tratamento de Leucemia de Células Pilosas (tricoleucemia) em atividade, sendo definida, clinicamente, por significativa anemia, neutropenia, trombocitopenia ou sintomas relacionados com a doença. A tricoleucemia é um subtipo de Leucemia Linfoide Crônica, também conhecida como mielofibrose linfoide, leucemia histiocítica ou reticulose maligna. <ref>Bula do medicamento do profissional Acesso em: 09/07/2018</ref>

O SUS disponibiliza este medicamento na oncologia?

Não, o SUS não disponibiliza este medicamento para tratamento da leucemia de células pilosas (um subtipo de Leucemia Linfoide Crônica – LLC).

O medicamento cladribina não encontra-se citado nas portarias do Ministério da Saúde, assim como, não há protocolos e diretrizes diagnósticas e terapêuticas para as Leucemias Linfoides Crônicas, em especial para a leucemia de células pilosas indicada na bula do medicamento. Dessa forma, cabe a cada instituição utilizar e padronizar o protocolo de tratamento para as indicações citadas.

Referências

<references/>

  • As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.