Salmeterol

De ceos
Revisão de 20h20min de 4 de julho de 2013 por Autor (Discussão | contribs) (Criou página com '==Classe terapêutica== Broncodilatador - Agonista beta-2 adrenérgico de longa duração ==Nomes comerciais== Serevent ==Principais informações== O salmeterol é u...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Broncodilatador - Agonista beta-2 adrenérgico de longa duração

Nomes comerciais

Serevent

Principais informações

O salmeterol é um agonista seletivo dos receptores ß 2 -adrenérgicos de longa duração, com uma longa cadeia lateral, que se liga ao sítio externo do receptor. Esta propriedade farmacológica do salmeterol proporciona uma proteção mais efetiva contra a broncoconstricção induzida pela histamina do que a obtida com o uso dos agonistas ß 2 - adrenérgicos de curta duração convencionais, e produz uma broncodilatação de longa duração (por pelo menos 12 horas).

O salmeterol possui uma atividade adicional não-broncodilatadora, cuja significância clínica não está clara. Este mecanismo difere da atividade antiinflamatória dos corticosteróides, que não devem ser interrompidos, nem reduzidos quando salmeterol for prescrito <ref> Bula do Medicamento <ref> .

Padronização no SUS

Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012 (Relação Nacional de Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica e Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica)

Portaria GM n° 2.981, de 26 de novembro de 2009

Portaria GM n° 3.439, de 11 de novembro de 2010

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para a Asma

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Informações sobre o medicamento/alternativas

Salmeterol está disponível, na apresentação aerosol bucal ou pó inalante 50mcg, através do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica, para tratamento de pacientes com Asma (CID 10 J45; J45.1 e J45.8) e para pacientes com DPOC (CID 10 J44.0; J44.1 e J44.8), segundo critérios estabelecidos no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para a Asma e Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

O acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica se dá através de abertura de processo de solicitação de medicamento, devendo o paciente ou, na sua impossibilidade, o seu cuidador, dirigir-se ao Centro de Custo para este Componente, ao qual o município onde reside está vinculado.

Referências

<references/>