Clomifeno, citrato de

De ceos
Revisão de 16h05min de 24 de maio de 2019 por Autor (Discussão | contribs) (Classe terapêutica)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Hormônios sexuais e moduladores do sistema genital <ref>Grupo ATC Acesso 24/05/2019</ref>

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) - G03GB01 <ref>Código ATC Acesso 24/05/2019</ref>

Outros produtos para uso em ginecologia e obstetricia <ref>[ttps://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/q/?substancia=2124 Classe Terapêutica - Registro ANVISA] Acesso 24/05/2019</ref>

Nomes comerciais

Clomid, Indux, Serofene

Principais informações

Clomifeno é destinado ao tratamento da infertilidade feminina decorrente de anovulação, ou seja, para aquelas pacientes que não conseguem ovular<ref> Bula do medicamento</ref>.

Esse medicamento auxilia o crescimento dos óvulos e permite que eles sejam liberados do ovário para a fecundação. A ovulação ocorre geralmente de 6 a 12 dias após a sua administração<ref> Bula do medicamento</ref>.

Estudo publicado na revista britânica British Medical Journal (BMJ) relata que a inseminação intra-uterina e a administração de citrato de clomifeno\clomifeno, dois dos tratamentos mais comuns para estimular a gravidez, não aumentam as chances de concepção dos casais cuja infertilidade se deve a causas desconhecidas. Além disso, no grupo que usou o citrato de clomifeno, houve maior risco de gestações múltiplas e 10% a 20% das mulheres relataram efeitos colaterais como dor abdominal, inflamação, dificuldade para respirar,náuseas ou dor de cabeça<ref> Citrato de clomifeno ou inseminação intra-uterina podem não ser mais eficazes do que a concepção natural para casais com infertilidade de causas desconhecidas, segundo artigo do BMJ</ref>.

Informações sobre o medicamento/alternativas

Clomifeno não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento. Não há alternativas disponibilizadas pelo SUS.

Referências

<references>