Alfavelaglicerase
Índice
Classe terapêutica
Enzima
Nomes comerciais
VPRIV
Principais informações
Alfavelaglicerase injetável é uma enzima específica indicada para a terapia de reposição enzimática (TRE) a longo prazo em pacientes pediátricos e adultos portadores da doença de Gaucher tipo 1.
Alfavelaglicerase é desenhado para substituir a glucocerebrosidase, a enzima que está deficiente ou ausente em pessoas com doença de Gaucher. Est é um medicamento indicado sob prescrição médica para pacientes com doença de Gaucher tipo 1, que demonstrou melhorar a concentração de hemoglobina (proteína que carrega o oxigênio no seu sangue) e número de plaquetas (células que ajudam a coagular o seu sangue), e para reduzir o tamanho do fígado e baço aumentados em pessoas com doença de Gaucher tipo 1.[1]
Padronização no SUS
Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013 - Dispõe sobre as regras de financiamento e execução do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Anexos da Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013
Informações sobre o medicamento/alternativas
A Alfavelaglicerase está padronizada pelo Ministério da Saúde, através do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, conforme Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013, para pacientes portadores de doença de Gaucher (CID 10 E75.2), segundo critérios estabelecidos no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde.
O acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica se dá através de abertura de processo de solicitação de medicamento, devendo o paciente ou, na sua impossibilidade, o seu cuidador, dirigir-se ao Centro de Custo para este Componente, ao qual o município onde reside está vinculado.
Este medicamento tem sua aquisição centralizada, sob responsabilidade integral do Ministério da Saúde