Alfadornase

De ceos
Revisão de 16h41min de 27 de setembro de 2013 por Autor (Discussão | contribs) (Criou página com '==Classe terapêutica== Enzima ==Nomes comerciais== Pulmozyme ==Principais informações== Alfadornase uma enzima que ocorre naturalmente no corpo humano, mas que tam...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Enzima

Nomes comerciais

Pulmozyme

Principais informações

Alfadornase uma enzima que ocorre naturalmente no corpo humano, mas que também pode ser produzida por engenharia genética. Em pacientes diagnosticados com fibrose cística, essa enzima atua sobre o DNA no escarro e reduz a viscosidade da secreção. Em decorrência disso, a secreção pode ser mais facilmente eliminada, o que diminui o número de infecções pulmonares.

Alfadornase juntamente com a terapêutica tradicional, está indicada:

– para portadores de fibrose cística (FC) com capacidade vital forçada (CVF) acima de 40% do previsto, para reduzir a frequência das infecções respiratórias que requerem antibioticoterapia (tratamento com antibiótico) intravenosa e melhorar a função respiratória;

– para pacientes portadores de fibrose cística com idade inferior a 5 anos nos quais há potencial de benefício para a função pulmonar ou risco de ocorrência de infecção das vias respiratórias inferiores.

Padronização no SUS

Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013 - Dispõe sobre as regras de financiamento e execução do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Anexos da Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013

Informações sobre o medicamento/alternativas

A Alfadornase está padronizada pelo Ministério da Saúde para o tratamento da fibrose cística, através do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, aos pacientes portadores de fibrose cística com manifestações pulmonares (CID 10 E84.0) e fibrose cística com outras manifestações (CID 10 E84.8), segundo critérios estabelecidos no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde.

O acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica se dá através de abertura de processo de solicitação de medicamento, devendo o paciente ou, na sua impossibilidade, o seu cuidador, dirigir-se ao Centro de Custo para este Componente, ao qual o município onde reside está vinculado.<ref>[1]</ref>


Referências

<references/>