Gosserrelina

De ceos
Revisão de 19h11min de 27 de setembro de 2013 por Autor (Discussão | contribs) (Criou página com '==Classe terapêutica== Gonadotropina ==Nomes comerciais== Zoladex ==Principais informações== Gosserrelina é indicado para: - Controle de câncer prostático pas...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Gonadotropina

Nomes comerciais

Zoladex

Principais informações

Gosserrelina é indicado para:

- Controle de câncer prostático passível de manipulação hormonal.

- Controle de câncer de mama passível de manipulação hormonal, em mulheres em pré e perimenopausa.

- Controle da endometriose aliviando os sintomas, inclusive a dor, e reduzindo o tamanho e o número das lesões endometriais.

- Controle de leiomioma uterino, reduzindo o seu volume, melhorando o estado hematológico da paciente e reduzindo os sintomas, inclusive a dor. É utilizado previamente à cirurgia para facilitar as técnicas operatórias e reduzir a perda sanguínea intra-operatória.

- Diminuição da espessura do endométrio utilizado antes da ablação endometrial. Devem ser administrados dois depots, com uma diferença de quatro semanas entre um e outro, com cirurgia planejada entre zero e duas semanas após a administração da segunda injeção do depot.

- Fertilização assistida: bloqueio hipofisário na preparação para a superovulação<ref>[25449-3-0.PDF]</ref>.

Padronização no SUS

Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013 - Dispõe sobre as regras de financiamento e execução do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Anexos da Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013

Informações sobre o medicamento/alternativas

A Gosserrelina (3,6 mg e 10,8 mg) é distribuída pela SES/SC a pacientes incluídas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, portadoras de endometrioses (CID 10 N80, N 80.0, N 80.1, N80.2, N 80.3, N 80.4, N 80.5, N 80.8), Leiomiomas (CID D25.0, D 25.1, D 25.2) e Puberdade precoce central (CID 10 E22.8), conforme critérios estabelecidos no Protocolo e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde.O tempo máximo de tratamento é de seis meses.

O acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica se dá através de abertura de processo de solicitação de medicamento, devendo o paciente ou, na sua impossibilidade, o seu cuidador, dirigir-se ao Centro de Custo para este Componente, ao qual o município onde reside está vinculado.

Referências

<references/>