Celecoxibe

De ceos
Revisão de 20h50min de 2 de outubro de 2013 por Autor (Discussão | contribs) (Principais informações)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Anti-inflamatório

Nomes comerciais

Celebra

Principais informações

Celecoxibe está indicado para o tratamento dos sinais e sintomas da osteoartrite e artrite reumatoide; alívio dos sinais e sintomas da espondilite anquilosante; alívio da dor aguda (principalmente no pós-operatório de cirurgia ortopédica ou dental e em afecções músculo-esqueléticas), alívio dos sintomas de dismenorreia primária e de lombalgia <ref> Bula do Medicamento </ref>.

Celecoxibe é um anti-inflamatório não esteroidal (AINE) pertencente à classe dos inibidores seletivos da cicloxigenase 2 (COXIB), com a vantagem de não lesar sítios gástricos ou renais. Porém, a atividade anti-inflamatória é tão eficaz quanto alguns dos AINEs não seletivos (diclofenaco, naproxeno, ibuprofeno...) <ref> http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/HSE_URM_ANF_0104.pdf WANNMACHER, L.; BREDEMEIER, M. Antiinflamatórios não-esteróides: uso indiscriminado de inibidores seletivos de cicloxigenase-2. Uso Racional de Medicamentos: temas selecionados, v. 1, n. 2, jan/2004 </ref>.

Informações sobre o medicamento/alternativas

Celecoxibe não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento.

Alternativamente, as unidades locais de saúde (postos de saúde) disponibilizam os antiinflamatórios analgésicos ibuprofeno 200mg, 600mg e 20mg/ml, ácido acetilsalicílico 500mg e os alnalgésicos e antitérmicos paracetamol 500 mg e 200mg/ml e Dipirona sódica 500mg/ml, pois são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Ressalta-se que a disponibilização destes medicamentos é obrigatória, de acordo com a Deliberação 192/CIB/11 de 22 de julho de 2011, visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.

Referências

<references/>