Sitagliptina + metformina

De ceos
Revisão de 18h35min de 23 de outubro de 2013 por Autor (Discussão | contribs) (Informações sobre o medicamento/alternativas)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Antidiabético

Nomes comerciais

Janumet

Principais informações

A Sitagliptina + metformina é uma associação em dose fixa (uma combinação de dois ou mais princípios ativos em uma mesma forma farmacêutica).

O fármaco Metformina é indicado para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2, em monoterapia quando a hiperglicemia não pode ser controlada somente com dieta; já a sitagliptina pertence a uma classe de agentes hipoglicemiantes orais denominada inibidores da dipeptidil peptidase 4 (DPP-4). Este medicamento consiste em combinar dois tipos de hipoglicemiantes orais em uma única forma farmacêutica. Tem como objetivo a diminuição da liberação de insulina, intervir na produção descontrolada de glicose (pelo fígado devido à disfunção das células α e β) e atuar no processo de resistência à insulina <ref> Nota Técnica n° 89/2012 - Ministério da Saúde </ref>.

Na teoria, novas classes de medicamentos (como os inibidores da DPP-4) deveriam contribuir com os tratamentos já estabelecidos, porém no caso do diabetes, os medicamentos recentemente desenvolvidos não parecem ser mais potentes ou efetivos do que aqueles lançados há mais de 50 anos, como as insulinas, sulfoniluréias (como a glibenclamida e gliclazida) e biguanidas (como a Metformina). Além disso, estas novas classes de medicamentos são mais caras e estão associadas com efeitos adversos semelhantes aos das classes mais antigas e a outros ainda não conhecidos <ref> Nota Técnica n° 89/2012 - Ministério da Saúde </ref>.

Informações sobre o medicamento/alternativas

A associação dos fármacos Sitagliptina + metformina, não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.

Separadamente, as unidades locais de saúde (postos de saúde) disponibilizam o fármaco Metformina 500 e 850mg, pois é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Alternativamente a sitagliptina, as Unidades Locais de Saúde municipais (postos de saúde) disponibilizam os antidiabéticos orais glibenclamida 5 mg e gliclazida 30mg (Lib. Prolongada). Esses fármacos também são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Referências

<references/>