Alprostadil alfaciclodextrina

De ceos
Revisão de 16h10min de 22 de fevereiro de 2022 por Autor (Discussão | contribs) (Substituição de texto - "[http://conitec.gov.br/images/Rename-2020-final.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME)]" por "[http://conitec.gov.br/images/20220128_RENAME_2022.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME)]")
Ir para: navegação, pesquisa

Registro na Anvisa

SIM

Categoria: medicamento

Classe terapêutica: prostaglandinas <ref>Prostavasin ® - Registro ANVISA Acesso 14/01/2021</ref>

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)

Terapia cardíaca <ref>Grupo ATC Acesso 14/01/2021</ref> - C01EA01 <ref>Código ATC Acesso 14/01/2021</ref>

Nomes comerciais

Prostavasin ®

Indicações

O medicamento alprostadil alfaciclodextrina é indicado para o tratamento de doença arterial oclusiva crônica nos estágios III e IV (classificação de Fontaine) em pacientes não elegíveis para revascularização ou naqueles em que a revascularização foi insatisfatória. O escore de Fontaine é baseado nos sintomas do paciente e é amplamente usado na medicina. O estágio I corresponde a pacientes assintomáticos, o estágio IIa corresponde a claudicação intermitente com uma distância de caminhada limitada a 200 metros e o estágio IIb corresponde a menos de 200 metros. O estágio III descreve pacientes com DAOP (Doença Arterial Obstrutiva Periférica) severa com dor em repouso e o estágio IV descreve pacientes com lesões tróficas (úlceras/necroses). A administração endovenosa para portadores de doença arterial oclusiva crônica estágio IV não é recomendada <ref>Bula do medicamento Prostavasin ® – Bula do profissional Acesso 14/01/2021</ref>.

Informações sobre o medicamento

O medicamento alprostadil alfaciclodextrina não pertence ao elenco da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na lista de medicamentos especiais de Alto Custo do Ministério da Saúde, não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

Referências

<references/>

  • As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.