Aztreonam

De InfoSUS
Revisão de 15h55min de 4 de março de 2022 por Anonimo (Discussão | contribs) (Indicações)
Ir para: navegação, pesquisa

Registro na Anvisa

SIM - forma farmacêutica pó para solução injetável

NÃO - forma farmacêutica solução para inalação

Categoria: medicamento

Classe terapêutica: antibióticos sistêmicos simples [1]

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)

Antibacterianos para uso sistêmico [2] - J01DF01 [3]

Nomes comerciais

Azanem ®, Azeus ®

Indicações

O medicamento aztreonam é indicado no tratamento das infecções listadas abaixo, quando causadas por microrganismos Gram-negativos sensíveis ao medicamento:

- Infecções do trato urinário: monoterapia para infecções do trato urinário nosocomial que são resistentes a outros agentes ou em situações onde o risco de toxicidade dos aminoglicosídeos é alto.

- Bacteremia: causada por Pseudomonas aeruginosa, sugere o uso de aztreonam em combinação com a ampicilina. Uma combinação de aztreonam com piperacilina em crianças com neutropenia febril foi sugerida como terapia de primeira linha, pois evitou toxicidade relacionada à aminoglicosídeo.

- Infecções respiratórias inferiores: quando usado empiricamente para o tratamento de infecções respiratórias deve ser sempre combinado com agentes ativos contra organismos Gram-positivos e anaeróbios. Em pneumonias nosocomiais, ele pode ser usado em combinação com anti-pseudomonal (penicilinas) e cefalosporinas de terceira geração.

- Infecções ósseas e articulares: osteomielite e artrite séptica causada por cepas sensíveis de E. coli, Proteus, Klebisiella, Serratia e mesmo Pseudomonas. Em situações onde a possibilidade de infecção Gram-positiva também existe, um agente anti-estafilocócico deve ser adicionado.

- Sistema Nervoso Central: meningites Gram-negativas com boa atividade contra N. meningites.

- Sistema gastrintestinal: eficaz contra Campylobacter, Salmonella e Shigella. No tratamento da tuberculose multirresistente em crianças causadas por Salmonella typhi, o aztreonam pode ser usado como terapia de segunda linha em casos de insuficiência da ceftriaxona.

- Situações Específicas: eficaz contra B. cepacia, Enterobacter cloacea, Acinetobacter calcoaceticus e para organismos específicos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Em casos de fibrose cística: P. aeruginosa, E. coli, H. influenzae, K. pneumoniae, S. epidermidis, Streptococcus beta-hemolítico, H. parainfluenzae, K. oxytoca, E. aerogenes e E. aglomerans são comumente isoladas em crianças. Aztreonam, no entanto, não é eficaz contra S. aureus. [4]

Informações sobre o medicamento

O medicamento aztreonam não pertence ao elenco da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na lista de medicamentos especiais de Alto Custo do Ministério da Saúde, não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

Referências

  1. Classe Terapêutica do medicamento Azeus ® - Registro ANVISA Acesso em 04/03/2022
  2. Grupo ATC Acesso em 04/03/2022
  3. Código ATC Acesso em 04/03/2022
  4. Bula do medicamento Azanem ® - Bula do Profissional Acesso em 04/03/2022
  • As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.