Neuroimagem funcional

De ceos
Revisão de 16h09min de 18 de outubro de 2022 por Autor (Discussão | contribs) (Criou página com ' == INTRODUÇÃO == As técnica de imagem cerebral tem sido cada vez mais utilizadas para estudar o funcionamento cerebral, tais como no estudo do comportamento humano, nas...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

INTRODUÇÃO

As técnica de imagem cerebral tem sido cada vez mais utilizadas para estudar o funcionamento cerebral, tais como no estudo do comportamento humano, nas diversas psicopatologias e também em vários distúrbios neurológicos. A imagem funcional do cérebro permite a visualização direta do metabolismo, indicando também o processamento de informações nas regiões cerebrais. Isto porque área envolvida com maior processamento de informação aumenta o metabolismo e "acenda" na varredura de imagem.


Os principais métodos para estudo funcional do cérebro são a ressonância magnética funcional (RMf) um dos principais métodos de neuroimagem.

Em geral, são métodos ainda restritos a pesquisas, pois com pouco aplicabilidade prática na clínica médica.


RESSONÂNCIA MAGNÉTICA FUNCIONAL

A ampla utilização RMf se deve ao fato de a técnica permitir uma boa resolução espacial, principalmente em regiões subcorticais importantes nos processos motivacionais e emocionais. A RMf também é amplamente utilizada em estudos clínicos, buscando correlatos neurais de psicopatologias