Esquizofrenia
INTRODUÇÃO
A esquizofrenia é a doença mental não orgânica de maior gravidade. É caracterizado pela perda de contato com a realidade, manifestações alucinatórias, idéias delirantes, desagregação do pensamento e comportamento desorganizado, que, de acordo com a prevalência dos sintomas caracterizam-e os tipos da doença. Comumente também se observam empobrecimento das emoções e motivação, assim como deterioração cognitiva. Desta foram, é a doença mental que cursam com os maiores déficits para desempenho diário, incluindo no âmbito profissional, social, de relacionamentos e autocuidado.
HISTÓRIA
CAUSAS
As causas da esquizofrenia não são totalmente conhecidas, embora exista uma série de teorias e achados científicos.
A teoria genética tende a ser de maior relevância, que implica que a doença apenas se desenvolve em indivíduos predispostos. Tal fato advém de estudos de agregaçaõ familiar, especialmente entre gêmeos univitelinos (idênticos) - quando um gêmeo é acometido pela doença, há maior predisposição de o segundo gêmeo também apresenar a doença, mesmo quando se criado em famílias separadas.
Os estudos neurocientíficos mais recentes têm implicado a presença de múltiplos genes responsáveis pela esquizofrenia e suas variações.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é eminentemente clínico, ou seja, baseia-se no preenchimento de critérios diagnóstico.