Trazodona

De ceos
Revisão de 12h23min de 23 de julho de 2014 por Autor (Discussão | contribs) (Principais informações)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Antidepressivo


Nomes comerciais

Donaren


Principais informações

A trazodona é um medicamento indicado no tratamento da depressão mental com ou sem episódios de ansiedade, na dor neurogênica (neuropatia diabética) e outros tipos de dores crônicas e no tratamento da Depressão Maior <ref>[1] Bula do medicamento</ref>.

A trazodona é diferente quimicamente dos demais antidepressivos disponíveis. Embora a trazodona apresente certa semelhança com os benzodiazepínicos, fenotiazidas e antidepressivos tricíclicos, seu perfil farmacológico se destaca e seu o mecanismo de ação no homem ainda não está muito elucidado <ref>[2] Bula do medicamento</ref>. Em animais, a trazodona age inibindo seletivamente a absorção da serotonina e potencializando as alterações do comportamento induzidas pelo precursor desta <ref>[3] Bula do medicamento</ref>.

Estudos evidenciam que trazodona apresenta eficácia clínica no tratamento da depressão maior equivalente à mianserina, fluoxetina, imipramina, bupropiona e venlafaxina. Quando comparada ao diazepam, imipramina e placebo no tratamento de desordem de ansiedade generalizada, demonstrou eficácia semelhante à imipramina. A segurança em gestantes e lactentes ainda não foi estabelecida. Foi observado efeito teratogênico em estudos em animais de laboratório, devendo seu uso na gravidez ser evitado. A avaliação cognitiva, através do teste de Guild, em pacientes deprimidos em uso de trazodona não demonstrou anormalidades significativas. No entanto, doses de 100 a 200mg levam a alteração da memória, da atenção e concentração até seis horas após sua ingestão oral <ref>LEITE, PJM e LEITE SÃO Aplicação clínica da trazodona</ref>.

Não há um antídoto específico à trazodona. O tratamento deve ser sintomático e de suporte no caso de hipotensão ou sedação excessiva. Qualquer paciente com suspeita de ter ingerido uma superdosagem deve sofrer lavagem estomacal. A diurese forçada pode ser útil para facilitar a eliminação do medicamento <ref>[4] Bula do medicamento</ref>.

Informações sobre o medicamento/alternativas

A trazodona não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser disponibilizada no momento. Alternativamente, algumas unidades locais de saúde (postos de saúde) disponibilizam os antidepressivos amitriptilina 25mg, clomipramina 10 e 25mg, fluoxetina 20mg e nortriptilina 10, 25, 50 e 75mg, pois são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Estes são os antidepressivos mais extensivamente estudados. Estudos demonstram que os vários antidepressivos apresentam eficácia equivalente em grupos de pacientes, quando administrados em doses comparáveis. Como não se pode prever qual antidepressivo será o mais efetivo para um determinado paciente, a escolha é feita empiricamente. A falha na resposta com uma classe de antidepressivos não serve para predizer uma não-resposta à outra classe ou outro fármaco dentro de uma classe. Em adição às intervenções farmacológicas, a psicoterapia deveria ser empregada.

Referências

<references>