Mianserina

De ceos
Revisão de 14h15min de 23 de julho de 2014 por Autor (Discussão | contribs) (Principais informações)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Antidepressivo

Nomes comerciais

Tolvon

Principais informações

A mianserina é um medicamento indicado para alívio dos sintomas da depressão em casos de doença depressiva em que seja indicado um tratamento farmacológico <ref>[[1]] Bula do medicamento</ref>. É bem tolerada particularmente por pacientes idosos e portadores de doenças cardiovasculares <ref>[2] MONTGOMERY, SA; BULLOCK, T; PINDER, RM The clinical profile of mianserin</ref>.

A eficácia antidepressiva global da mianserina é comparável a dos antidepressivos comumente utilizados <ref>[3] MONTGOMERY, SA; BULLOCK, T; PINDER, RM The clinical profile of mianserin</ref>. Um estudo clínico comparativo entre mianserina e amitriptilina no tratamento da depressão mostrou que ambos os fármacos mostraram-se igualmente eficazes no alivio dos sintomas de depressão primária <ref>http://www.epistemonikos.org/pt/documents/f59f45c4b9019bffc2a11809b5bedd4b19a1e481 MURPHY JE, BRIDGMAN KM. Um estudo clínico comparativo de mianserina (Norval) e amitriptilina no tratamento da depressão na prática geral</ref>.

Em geral, os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (fluoxetina, amitriptilina) têm sido preferidos em relação aos novos fármacos, como a mianserina, por apresentar menos riscos de complicações por efeitos adversos <ref>[4] Bula do medicamento</ref>. Além disso, a vantagem da mianserina em termos de segurança aumentada em superdosagem ainda necessita ser avaliada em relação ao risco de discrasia <ref>[5]</ref>.

Informações sobre o medicamento/alternativas

A mianserina não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser disponibilizada no momento. Alternativamente, algumas unidades locais de saúde (postos de saúde) disponibilizam os antidepressivos amitriptilina 25mg, clomipramina 10 e 25mg, fluoxetina 20mg e nortriptilina 10, 25, 50 e 75mg, pois são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Estes são os antidepressivos mais extensivamente estudados. Estudos demonstram que os vários antidepressivos apresentam eficácia equivalente em grupos de pacientes, quando administrados em doses comparáveis. Como não se pode prever qual antidepressivo será o mais efetivo para um determinado paciente, a escolha é feita empiricamente. A falha na resposta com uma classe de antidepressivos não serve para predizer uma não-resposta à outra classe ou outro fármaco dentro de uma classe. Em adição às intervenções farmacológicas, a psicoterapia deveria ser empregada.


Referências

<references>