Ácido ascórbico (Vitamina C)

De ceos
Revisão de 11h07min de 31 de julho de 2014 por Autor (Discussão | contribs) (Principais informações)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Vitamina; suplemento alimentar

Nomes comerciais

Acerogrip c, biovita c, cebion, ceklin, cenevit, cepon, cetivit, cevita, cewin, citrobion, citroplex, coristina vit c, efervit, energrip, redoxon, energil c, vitacin, vitaxon c, vitergyl c

Principais informações

O ácido ascórbico (vitamina C) participa de funções do sistema imunológico, aumenta a atividade das células de defesa, sendo importante para o combate a quadros infecciosos virais e bacterianos. Participa na síntese do colágeno e na manutenção da integridade do tecido conjuntivo, das cartilagens, matriz óssea, dentina, pele e tendões. Está também envolvida nos processos cicatriciais, acelera ainda a absorção intestinal de íons de ferro, influenciando sua distribuição no organismo, sendo importante para a prevenção da anemia ferropriva (por falta de ferro). A vitamina C age como antioxidante, eliminando os radicais livres, nutrindo e protegendo as células dos danos causados pelos oxidantes <ref>[1] Bula do medicamento</ref>.

A vitamina C pode ser encontrada em frutas e vegetais. Entre as frutas que mais se destacam estão acerola, tomate, frutas cítricas (limão, lima, laranja) e morangos. Já nos vegetais, é encontrada no agrião, salsa, brócolis, couve-flor, broto de feijão e grãos <ref>[2]</ref>.

Em pacientes submetidos à diálise, a reposição de vitamina E e C por períodos curtos pode diminuir a ocorrência de câimbras associadas à hemodiálise porém, não há consenso sobre a necessidade de suplementação com estas vitaminas <ref>MOREIRA, L.B.; FUCHS, F.D. Vitaminas. In: FUCHS, F.D.; WANNMACHER, L. FERREIRA, M.B. Farmacologia clínica: Fundamentos da terapêutica racional</ref>.

A utilização de vitamina C no tratamento e prevenção de resfriado comum, câncer de cólon, asma, infertilidade masculina por espermaglutinação inespecífica, osteogênese imperfeita, bem como no tratamento de carcinoma avançado, cicatrização de feridas, aterosclerose, esquizofrenia não está fundamentada por evidências adequadas <ref>MOREIRA, L.B.; FUCHS, F.D. Vitaminas. In: FUCHS, F.D.; WANNMACHER, L. FERREIRA, M.B. Farmacologia clínica: Fundamentos da terapêutica racional</ref>.

Informações sobre o medicamento/alternativas

Ácido ascórbico (Vitamina C) não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecida e não há alternativa terapêutica disponível no momento.

A vitamina C está presente em grande quantidade nos mais variados alimentos, podendo ser facilmente atingida a sua recomendação. Assim, não é indicado o uso de suplementos que, em geral, contém mais de 10 vezes a recomendação diária da vitamina, ou seja, cerca de 1 g em cada pastilha ou tablete. Isso porque, por ser uma substância solúvel em água, o excesso é excretado através da urina <ref>[3] STELLA, R. Vitamina C: quanto maior o consumo, melhor?</ref>.



Referências

<references>