Prometazina, cloridrato

De ceos
Revisão de 17h23min de 16 de outubro de 2014 por Autor (Discussão | contribs) (Substituindo texto '[http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/rename_anexos_versao_08_08_2013.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2013 (Relação Nacional de Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica)]' )
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Antihistamínico

Nomes comerciais

Alergiderm, Alergosan, Cremefenergan, Fenergan, Parmegan, Profergan, Promergan, Prometazol.

Principais informações

A prometazina é indicada para o alívio sintomático da urticária e angioedema, controle das náuseas, vômitos e vertigens; como sedativo e hipnótico. Em aplicação local utiliza-se ainda nas picadas de insetos e queimaduras do primeiro grau e tratamento de emergência das reações anafiláticas. É um componente comum de preparações para alívio sintomático da tosse e constipação <ref> ANVISA, Bulário Eletrônico online, 2012 </ref>.

Também pode ser usado depois de cirurgias, para aliviar a ansiedade e no tratamento da conjuntivite alérgica.

A prometazina é um antihistamínico utilizado, juntamente com o haloperidol, em pacientes com quadros de agitação e agressividade, devido ao seu alto poder de sedação. Entretanto, o Brasil é um dos raros países do mundo que usa essa combinação. Tradicionalmente, esse tratamento não está prescrito nos livros de psiquiatria.

Padronização no SUS

Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2013 (Relação Nacional de Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica)

Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013 - Dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)

Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013

Informações sobre o medicamento/alternativas

O medicamento prometazina 25mg (comprimido) e 25mg/ml (solução injetável), é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2013. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Referências

<references/>