Fluticasona, furoato de + vilanterol, trifenatato de

De InfoSUS
Revisão de 13h37min de 22 de janeiro de 2015 por Anonimo (Discussão | contribs) (Criou página com '==Classe terapêutica== Broncodilatador de longa ação e corticosteróide ==Nomes comerciais== Relvar Ellipta ==Principais informações== O [[fluticasona, furoato de|fl...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Broncodilatador de longa ação e corticosteróide

Nomes comerciais

Relvar Ellipta

Principais informações

O fluticasona pertence a um grupo de medicamentos chamado corticosteróides. Os corticosteróides reduzem a inflamação, o inchaço e a irritação nas passagens de ar mais estreitas dos pulmões e assim melhoram problemas respiratórios. Também ajudam a prevenir ataques de asma. O vilanterol, trifenatato de|vilanterol pertence a um grupo de medicamentos chamado broncodilatadores. Ele age relaxando os músculos das vias aéreas facilitando, assim, a entrada e saída de ar nos pulmões[1].

A associação de fármacos fluticasona + vilanterol é indicada para o tratamento regular da asma em adultos e adolescentes com 12 anos ou mais cujo uso do produto em combinação (corticosteróide inalatório e um agonista seletivo do receptor beta 2 adrenérgico de ação prolongada) é apropriado, como por exemplo quando os pacientes não são adequadamente controlados com corticosteróide inalatório e quando necessário agonista seletivo do receptor beta2 adrenérgico de curta ação[2].

Também pode estar indicado para o tratamento sintomático de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e em pacientes com histórico de exacerbação[3].


Informações sobre o medicamento/alternativas

A associação dos fármacos fluticasona + vilanterol não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido pelo Estado.

Alternativamente, as unidades locais de saúde (postos de saúde) disponibilizam os fármacos salbutamol aerossol 100mcg/dose e solução inalante 5mg/ml, beclometasona 50mcg, 200mcg e 250mcg, brometo de ipratrópio aerossol 0,02mg/dose e solução inalante 0,25mg/ml, que são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2013. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Ainda, os fármacos prednisona 5mg e 20mg e 250mcg e prednisolona 1,34mg/ml também são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2013 e a sua aquisição e distribuição são responsabilidades dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Ressalta-se que a disponibilização desses medicamentos é obrigatória, de acordo com a Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013, visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.

Além disso, a SES/SC disponibiliza, para o tratamento da ASMA (CID10 J45, J45.1 e J45.8), os fármacos fumarato de formoterol + budesonida 6/200mcg, 12/400mcg (pó inalante 60 doses e cápsula inalante) e ambos de forma separada, fumarato de formoterol 12mcg pó para inalação, budesonida 200mcg ou 400mcg pó inalante ou aerossol oral, também fenoterol aerossol 100mcg, salmeterol 50mcg segundo critérios estabelecidos no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para a Asma.

Ainda, a SES/SC disponibiliza, para o tratamento da DPOC (CID10 J44.0, J44.1 e J44.8), os fármacos fumarato de formoterol + budesonida 6/200mcg, 12/400mcg (pó inalante 60 doses e cápsula inalante) e ambos de forma separada, fumarato de formoterol 12mcg pó para inalação, budesonida 200mcg ou 400mcg pó inalante ou aerossol oral, também fenoterol aerossol 100mcg, salmeterol 50mcg, segundo critérios estabelecidos no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).


Referências

<references>
  1. Bula do medicamento
  2. Bula do medicamento
  3. Bula do medicamento