Lovastatina

De ceos
Revisão de 17h05min de 19 de maio de 2015 por Autor (Discussão | contribs) (Substituindo texto '[http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2013/outubro/21/rename-anexos-versao-08-08-2013.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2013 (Relação Nacional de Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farma)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Antilipêmico - estatina

Nomes comerciais

Lipoclin, Lovasterol, Lovax, Lovaton, Lipoclin, Redustatin,

Principais informações

A lovastatina é indicada, juntamente com dieta e exercícios físicos, na diminuição das concentrações plasmáticas do colesterol total e do LDL-colesterol em casos de hipercolesterolemia primária; na prevenção primária de doença arterial coronariana e na diminuição da progressão da aterosclerose em pacientes com doença coronariana; e na hipercolesterolemia heterozigótica familiar em pacientes adolescentes <ref> LACY, C. F.; ARMSTRONG, L. L.; GOLDMAN, M. P. Drug Information Handbook, 12. ed., 2004 </ref>.

Padronização no SUS

Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014 (Relação Nacional de Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica)

Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013 - Dispõe sobre as regras de financiamento e execução do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Anexos da Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Dislipidemia para a prevenção de eventos cardiovasculares e pancreatite

Informações sobre o medicamento/alternativas

O medicamento lovastatina 10mg, 20mg e 40mg está padronizado pelo Ministério da Saúde, através do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, para o tratamento de dislipidemias (CID 10 E78.0, E78.1, E78.2, E78.3, E78.4, E78.5, E78.6, E78.8), conforme o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde.

O acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica se dá através de abertura de processo de solicitação de medicamento, devendo o paciente ou, na sua impossibilidade, o seu cuidador, dirigir-se à Unidade de Assistência Farmacêutica - UFAs para este Programa, a qual o município onde reside está vinculado.

Referências

<references/>