Tiamina, cloridrato

De ceos
Revisão de 20h29min de 19 de maio de 2015 por Autor (Discussão | contribs) (Substituindo texto '(RENAME) 2013' por '(RENAME) 2014')
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Suplemento nutricional

Nomes comerciais

Vitamina B1, Neurivit, Vitaum, Beneum, Nervamin, Nerven, Beum, Benerva

Principais informações

Tiamina (Vitamina b1) é indicado em estados de carência de tiamina como resultado de nutrição inadequada ou de má absorção intestinal. Essa vitamina participa de processos metabólicos importantes do sistema nervoso, coração, células do sangue e músculos. A sua deficiência está associada à falta de apetite, alterações na função cardíaca, fraqueza e anormalidades neurológicas. A deficiência de tiamina pode dar lugar ao beribéri ou encefalopatia de Wernicke. A necessidade de todas as vitaminas é maior durante a gravidez e a lactação. <ref>[1]</ref>

Padronização no SUS

Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014 (Relação Nacional de Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica)

Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013 - Dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)

Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013 - Dispõe sobre as regras de financiamento e execução do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Anexos da Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013

Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013

Informações sobre o medicamento/alternativas

O medicamento Tiamina, cloridrato 300mg é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Referências

<references/>