Nimodipino

De ceos
Revisão de 18h34min de 26 de maio de 2015 por Autor (Discussão | contribs) (Criou página com '==Classe terapêutica== Antivasoconstritor e antiisquêmico cerebral, vasodilatador (antagonista dos canais de cálcio diidropiridínico) ==Nomes comerciais== Eugerial, Oxi...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Antivasoconstritor e antiisquêmico cerebral, vasodilatador (antagonista dos canais de cálcio diidropiridínico)

Nomes comerciais

Eugerial, Oxigen, Miocardil, Nimobal, Nimovas, Noodipina, Nimotop, Vasodipina

Principais informações

Nimodipino é um medicamento que age nas células nervosas (é um agente terapêutico cerebral antagonista do cálcio)<ref>Bula do medicamento</ref>.

Está indicado para profilaxia e tratamento das deficiências neurológicas isquêmicas causadas por espasmos dos vasos cerebrais, após hemorragia subaracnóidea conseqüente a aneurisma. Também para tratamento das alterações orgânicas cerebrais decorrentes do envelhecimento, como alterações de memória, comportamento e concentrações e da labilidade emocional<ref>Bula do medicamento</ref>.

O nimodipino tem efeito fundamentalmente antivasoconstritor e antiisquêmico cerebral. Os estudos realizados em pacientes com transtornos agudos da perfusão cerebral mostraram que o nimodipino dilata os vasos sanguíneos cerebrais, aumentando o fluxo sanguíneo cerebral. Em geral, o aumento na perfusão é mais acentuado na região cerebral lesada ou subperfundida do que nas regiões sadias. O nimodipino reduz significativamente a lesão neurológicas isquêmica e a mortalidade em pacientes com hemorragia subaracnoidea. O nimodipino protege os neurônios e estabiliza suas funções, promove o fluxo sanguíneo cerebral e amplia a tolerabilidade isquêmica agindo nos receptores neuronais e vasculares cerebrais ligados ao canal de cálcio. Demonstrou-se clinicamente que o nimodipino melhora os transtornos de memória e a concentração em pacientes com comprometimento da função cerebral. Outros sintomas típicos também foram favoravelmente influenciados, tendo-se demonstrado os efeitos benéficos na avaliação da impressão clínica global e dos transtornos individuais, pela observação do comportamento e por testes psicométricos de desempenho<ref>Bula do medicamento</ref>.


Informações sobre o medicamento/alternativas

Nimodipino não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento.

Alternativamente, os medicamentos anlodipino, besilato|anlodipino 5mg e 10mg e Nifedipino 10mg (cápsula ou comprimido) são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos são responsabilidades dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Ressalta-se que a disponibilização destes é obrigatória, de acordo com a Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013, visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.

Ainda, o medicamento Nifedipino 20mg está sendo disponibilizado na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme Portaria Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012.


Referências

<references>