Oxcarbazepina

De ceos
Revisão de 19h25min de 15 de junho de 2015 por Autor (Discussão | contribs) (Nomes comerciais)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Anticonvulsivante

Nomes comerciais

Trileptal, Alzepinol, Oxcarb,Oleptal

Principais informações

Oxcarbazepina é usado para tratar crises parciais (convulsões simples, complexas e secundariamente generalizadas) e generalizadas tônico-clônicas. Pode ser utilizado isoladamente (isto é, monoterapia) ou em combinação com outros medicamentos antiepilépticos <ref> Bula do Medicamento </ref>.

Em princípio, as indicações clínicas seriam as mesmas da carbamazepina. Apesar da semelhança estrutural, possuem diferenças no perfil farmacológico, pois, ao contrário da carbamazepina, não induz o sistema P450 enzimático, o que diminui significativamente a interação com outras substâncias. Assim sendo, está particularmente indicada em pacientes que se beneficiaram da carbamazepina, mas por algum motivo não puderam mantê-la <ref> Novos anticonvulsivantes no tratamento do transtorno do humor bipolar: manejo clínico, eficácia e tolerância </ref>.

Informações sobre o medicamento/alternativas

O fármaco oxcarbazepina não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento.

Alternativamente, as unidades locais de saúde (postos de saúde) devem disponibilizar carbamazepina 200mg e 20mg/ml, fenobarbital 100mg e 40mg/ml, fenitoína 100 mg e ácido valpróico 250, 500mg e 50mg/ml, pois são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Ressalta-se que a disponibilização destes é obrigatória, de acordo com a Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013, visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.

A oxcarbazepina é um análogo da carbamazepina e funciona como um pró-farmaco desta e, além disso, o seu mecanismo de ação é semelhante ao da carbamazepina.

Como alternativa para o tratamento da epilepsia refratária (CID 10 G40.0, G40.1, G40.2, G40.3, G40.4, G40.5, G40.6, G40.7, G40.8) a SES disponibiliza os medicamentos vigabatrina (500 mg),gabapentina (300mg e 400mg), topiramato (25mg, 50mg e 100mg) e lamotrigina (25mg e 100 mg), através do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.

O acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica se dá através de abertura de processo de solicitação de medicamento, devendo o paciente ou, na sua impossibilidade, o seu cuidador, dirigir-se à Unidade de Assistência Farmacêutica - UFAs para este Componente, a qual o município onde reside está vinculado.

Referências

<references/>