Fosfomicina trometamol

De ceos
Revisão de 14h21min de 19 de junho de 2015 por Autor (Discussão | contribs) (Criou página com '==Classe terapêutica== Antibacteriano de amplo espectro ==Nomes comerciais== Monuril ==Principais informações== Fosfomicina trometamol é um antibiótico particula...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Antibacteriano de amplo espectro

Nomes comerciais

Monuril

Principais informações

Fosfomicina trometamol é um antibiótico particularmente eficaz nas infecções das vias urinárias<ref> Bula do medicamento</ref>.

Fosfomicina trometamol apresenta atividade bactericida, de amplo espectro, contra germes Gram-positivos e Gram-negativos, abrangendo cepas produtoras de penicinilase e os germes mais freqüentemente isolados nas infecções das vias urinárias (E.coli, Proteus, KIebsieIIa, Enterobacter, Pseudomonas, Staphylococcus etc), ainda que resistentes a outros antibacterianos<ref>Bula do medicamento</ref>.

Está indicado para o tratamento de cistites bacterianas agudas, episódios agudos de cistites bacterianas recidivantes, síndrome uretrovesical bacteriana aguda, uretrite bacteriana inespecífica, bacteriúria assintomática significativa da gravidez, infecções urinárias pós-operatórias e profilaxia das infecções nas intervenções cirúrgicas e nas investigações instrumentais do trato urinário<ref>Bula do medicamento</ref>.


Informações sobre o medicamento/alternativas

Fosfomicina trometamol não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.

Alternativamente, o medicamento antibiótico ciprofloxacino 250mg e 500mg é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Ressalta-se que a disponibilização deste medicamento é obrigatória, de acordo com a Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013, visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.


Referências

<references>