Dimenidrinato

De InfoSUS
Revisão de 13h06min de 22 de junho de 2015 por Anonimo (Discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Antiemético

Nomes comerciais

Dramavit, Dramin

Principais informações

Dimenidrinato é indicado para prevenir e tratar os sintomas de enjôo, tontura e vômitos em geral, incluindo os vômitos e enjôos da gravidez, no pré e pós-operatórios e após tratamento com radioterapia; na prevenção e no tratamento de tonturas, enjôos e vômitos causados por movimentos durante as viagens (avião, barco, ônibus, automóvel, etc.), quadro conhecido como cinetose; na prevenção e tratamento das labirintites e vertigens em geral[1].

Informações sobre o medicamento/alternativas

Dimenidrinato não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.

Alternativamente, o SUS disponibiliza os medicamentos metoclopramida nas apresentações comprimido 10mg (comprimido), 5mg/ml (solução injetável) e 4mg/ml(solução oral) e ondansetrona comprimidos, nas concentrações 4mg e 8mg, integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos são responsabilidades dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Ressalta-se que a disponibilização deste é obrigatória, de acordo com a Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013, visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.

Ainda, metoclopramida 10mg (comprimido) e 4mg/ml(solução oral) são disponibilizados pela rede própria do programa Farmácia Popular do Brasil, conforme Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012.


Referências

<references>
  1. Bula do medicamento