Simeticona (Dimeticona)

De ceos
Revisão de 14h04min de 23 de junho de 2015 por Autor (Discussão | contribs) (Criou página com '==Classe terapêutica== Antigases ==Nomes comerciais== Dimezin, Dimetiliv Max, Enteroftal, Flagass, Flaticona, Flatol, Flucolic, For Gas, Livgas, Luftal, Mylicon, Neo Dimet...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Antigases

Nomes comerciais

Dimezin, Dimetiliv Max, Enteroftal, Flagass, Flaticona, Flatol, Flucolic, For Gas, Livgas, Luftal, Mylicon, Neo Dimeticon, Simeticona

Principais informações

Simeticona é indicada para pacientes com excesso de gases no aparelho digestivo. O acúmulo de gases no estômago e no intestino chama-se flatulência, que causa desconforto abdominal, aumento do volume abdominal, dor ou cólicas no abdômen. A eliminação dos gases alivia estes sintomas. Simeticona também pode ser usada como medicação auxiliar no preparo dos pacientes em exames médicos, tais como endoscopia digestiva (exame do interior do esôfago, estômago e intestino) e/ou colonoscopia (exame do interior do intestino grosso)<ref>Bula do medicamento</ref>.

Esse medicamento atua no estômago e no intestino, diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos, levando ao rompimento das bolhas, à dificuldade de formação destas bolhas, ou à formação de bolhas maiores que serão facilmente expelidas. As bolhas dos gases são as responsáveis pela dor abdominal e pela flatulência (acúmulo de gases), e a sua eliminação resulta no alívio dos sintomas associados com a retenção dos gases<ref>Bula do medicamento</ref>.


Informações sobre o medicamento/alternativas

O medicamento simeticona não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente.

Como alternativa para a simeticona (dimeticona) o carvão vegetal ativado (pó para uso oral) é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Ele pode ser utilizado em todos os casos que se necessitem da absorção de gases e toxinas, bem como para auxiliar no tratamento de enterites, colites e enterocolites, aerofagias e meteorismos.

Ressalta-se que a disponibilização deste é obrigatória, de acordo com a Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013, visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.

Ainda, este medicamento está sendo disponibilizado na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conformePortaria nº 971 de 15 de maio de 2012


Referências

<references>