Piracetam

De ceos
Revisão de 12h22min de 27 de julho de 2015 por Autor (Discussão | contribs) (Criou página com '==Classe terapêutica== Ativador do metabolismo cerebral ==Nomes comerciais== Cintilan, Nootron, Nootropil ==Principais informações== Piracetam é um medicamento no...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Ativador do metabolismo cerebral

Nomes comerciais

Cintilan, Nootron, Nootropil

Principais informações

Piracetam é um medicamento nootrópico (substância que aumentam a capacidade cognitiva), estimuladora do metabolismo cerebral, e que atua sobre o sistema nervoso central, preferencialmente ao nível do córtex, sede das funções cognitivas, tais como memória, aprendizado e atenção. O piracetam ativa o metabolismo das células corticais; ativa, protege e restaura o funcionamento da célula nervosa comprometida e melhora o rendimento da mesma no seu estado normal. Sua ação é exercida através de vários mecanismos como modulação da neurotransmissão cerebral, melhora da plasticidade neuronal, proteção da homeostase do metabolismo cerebral e melhora da microcirculação por suas propriedades hemorreológicas (inibição da função plaquetária, redução da viscosidade sanguínea total), sem causar vasodilatação. O piracetam facilita certas formas de aprendizagem, aumenta a eficiência dos mecanismos que asseguram a consolidação da memória, aumenta as reservas energéticas da célula e facilita a sua mobilização quando necessário, reforça a resistência à hipóxia da célula cerebral e facilita a recuperação pós-anóxica. Existem, ainda, evidências de ação do piracetam no tratamento das disfunções da linguagem em pacientes com acidente vascular cerebral, da anemia falciforme e das mioclonias<ref>Bula do medicamento</ref>.

Esse medicamento está indicado para a melhora das atividades mentais superiores, tais como memória, aprendizado e atenção. Também está indicado no tratamento destas funções, de alterações da função cerebral após acidente vascular cerebral (AVC), da vertigem e da dificuldade de aprendizado em crianças (dislexia) <ref>Bula do medicamento</ref>.


Informações sobre o medicamento/alternativas

O medicamento piracetam não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento.

Não existem alternativas terapêuticas disponibilizadas pelo SUS.

Referências

<references>