Alimento enteral hidrolisado

De ceos
Revisão de 14h31min de 13 de agosto de 2015 por Autor (Discussão | contribs) (Criou página com '==Classe terapêutica== Alimento enteral ==Nomes comerciais== '''Peptimax''' (Prodiet) ou '''Peptamen Prebio''' (Nestlé) ou '''Nutrison Advanced Peptisorb''' (Support) ou ...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Alimento enteral

Nomes comerciais

Peptimax (Prodiet) ou Peptamen Prebio (Nestlé) ou Nutrison Advanced Peptisorb (Support) ou Survimed OPD (Fresenius) ou Reabilit Peptiflex (Nuteral)


Principais informações

DESCRIÇÃO GERAL:

Alimento nutricionalmente completo para uso enteral, hidrolisado, composto exclusivamente de di e/ou tripeptídeos associados ou não a aminoácidos livres. Deverá conter também ácidos graxos essenciais e triglicerídeos de cadeia média e, no mínimo 80% de carboidratos hidrolisados, isento de lactose, sacarose e glúten.

DESCRIÇÃO ESPECÍFICA:

Peptimax (Prodiet) é um alimento enteral com L - Glutamina, fórmula de rápida absorção, ideal para recuperação de pacientes com dificuldades de digestão e absorção. A densidade calórica é de 1 kcal/ml, possui 100% de proteína hidrolisada do soro do leite. Acrescido de L-glutamina É indicado para distúrbios de digestão e absorção proteica e desmame da nutrição parenteral. A forma de apresentação do produto é em lata de 400g. <ref> [1] Prodiet </ref>

Peptamen Prebio (Nestlé)

Nutrison Advanced Peptisorb (Support)

Survimed OPD (Fresenius)

Reabilit Peptiflex (Nuteral)


Informações sobre o medicamento/alternativas

O alimento Peptimax (Prodiet) ou Peptamen Prebio (Nestlé) ou Nutrison Advanced Peptisorb (Support) ou Survimed OPD (Fresenius) ou Reabilit Peptiflex (Nuteral) não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos/insumos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado. Sugerimos verificar junto a Secretaria Municipal de Saúde a possibilidade de atendimento, pois alguns municípios já possuem Programas voltados ao atendimento integral das crianças, incluindo fornecimento de leites e hidrolisados proteicos. Alternativamente, a SES/DIAF possui um Programa de Nutrição Enteral Domiciliar para pacientes adultos que fazem uso sonda enteral como via de alimentação, em domicílio. É fornecida uma dieta sintética polimérica, com proteína de soja, hipossódica, sem sacarose completa e balanceada, que fornece todos os nutrientes necessários para todos estes pacientes, independente da patologia. O acesso do paciente bem como o fornecimento da dieta deste Programa é através do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica. O solicitante deve encaminhar processo administrativo solicitando tal produto para a Regional de Saúde correspondente ou à Unidade de Assistência Farmacêutica para este Componente (ao qual o município onde reside está vinculado). Quando estiver comprovada a necessidade e, uma vez cadastrado, o paciente passará a receber o produto com regularidade.


Referências

<references>