Betametasona, dipropionato + betametasona, fosfato dissódico

De ceos
Revisão de 14h25min de 16 de setembro de 2015 por Autor (Discussão | contribs) (Criou página com '==Classe terapêutica== Corticóide anti-inflamatório, antialérgico a antirreumático ==Nomes comerciais== Beta Trinta, Diprospan, Duoflan ==Principais informações== ...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Corticóide anti-inflamatório, antialérgico a antirreumático

Nomes comerciais

Beta Trinta, Diprospan, Duoflan

Principais informações

Betametasona, dipropionato + betametasona, fosfato dissódico é uma associação de ésteres de betametasona que produz efeito anti-inflamatório, antialérgico a antirreumático. A atividade terapêutica imediata é fornecida pelo éster solúvel, fosfato dissódico de betametasona, que é rapidamente absorvido após a administração. A atividade prolongada é promovida pelo dipropionato de betametasona que, por ser de absorção lenta, controla os sintomas durante longo período<ref>Bula do medicamento</ref>.

Esse medicamento está indicado para o tratamento de doenças agudas e crônicas que respondam aos corticóides. A terapia hormonal com corticosteroide é coadjuvante e não substitui a terapêutica convencional<ref> Bula do medicamento</ref>.

Estruturalmente, a betametasona pode ser comercializada na forma livre e também como acetato, benzoato, dipropionato, fosfato sódico e valerato<ref>SIMON, A. Desenvolvimento de métodos de dissolução aplicado a suspensão injetável intramuscular de dipropionato de betametasona associado a fosfato dissódico de betametasona</ref>.


Informações sobre o medicamento/alternativas

A associação dos princípios ativos betametasona, dipropionato + betametasona, fosfato dissódico não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.

Alternativamente, o medicamento Betametasona, acetato + betametasona, fosfato dissódico (3 mg + 3 mg)/mL suspensão injetável é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

O medicamento betametasona, acetato + betametasona, fosfato dissódico disponibilizado pelo SUS também possui atividade terapêutica imediata, obtida pelo fosfato dissódico de betametasona, que é rapidamente absorvido após a administração e a manutenção da atividade é devida ao acetato de betametasona, que, por ser pouco solúvel, é absorvido lentamente, controlando os sintomas por longo período. A diferença entre betametasona, dipropionato + betametasona, fosfato dissódico e Betametasona, acetato + betametasona, fosfato dissódico é apenas o sal de betametasona (ressaltando que em ambas as formulações existem sais que permitem atividade imediata e manutenção da atividade do medicamento).

Ressalta-se que a disponibilização deste é obrigatória, de acordo com a Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013, visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.sódica]] 500mg/ml, pois são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Ressalta-se que a disponibilização destes medicamentos é obrigatória, de acordo com a Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013, visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.

Referências

<references>