Acarbose

De ceos
Revisão de 18h01min de 24 de novembro de 2015 por Francianitc (Discussão | contribs) (ALTERNATIVAS PADRONIZADAS NO SUS)
Ir para: navegação, pesquisa

NOMES COMERCIAIS

AGLUCOSE, GLUCOBAY, PLUSVAC, STABILIC

REGISTRO NA ANVISA

SIM

CLASSE TERAPÊUTICA

Antidiabético (inibe enzimas intestinais (α-glicosidases), retardando a digestão de carboidratos e reduzindo a elevação pós-prandial da glicose no sangue)

INDICAÇÃO

Acarbose é indicada na terapia adjuvante da dieta em pacientes com diabetes mellitus<ref> Bula do medicamento</ref>.

PADRONIZAÇÃO NO SUS

Medicamento não padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde é responsável pela seleção e definição dos medicamentos fornecidos pelos programas. Também compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente.

Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.

ALTERNATIVAS PADRONIZADAS NO SUS

- RENAME 2014 / CBAF (Componente Básico de Assistência Farmacêutica) e Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013 [1]

O Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) é constituído por uma relação de medicamentos e insumos farmacêuticos, voltados aos agravos prevalentes e prioritários da Atenção Básica, presentes nos anexos I e IV da RENAME. Atualmente, é regulamentado pela Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013, que dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O acesso aos medicamentos do CBAF se dá através das Unidades Básicas de Saúde do município onde reside o paciente.

A disponibilização dos medicamentos presentes na Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013 é OBRIGATÓRIA e de responsabilidade dos municípios, visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.


ALETERNATIVAS PADRONIZADAS

Antidiabéticos orais:

  • Gliclazida 30mg e 60mg (comprimido de liberação prolongada) e 80mg (comprimido)


DISPONIBILIZADO PARA

Toda a população, nas unidades Básicas de Saúde do município onde reside o paciente, mediamente apresentação de receita médica, documento de identificação e cartão do SUS.

Referências

<references>