Antilipêmico
[[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] - C10BA02
==Nomes comerciais==
Vytorin, Zetsim
==Principais informaçõesIndicações== O medicamento [[Ezetimiba + Sinvastatina]] é indicado para: *Hipercolesterolemia primária: indicado como terapia adjuvante à dieta para reduzir níveis elevados de colesterol total, colesterol ligado à lipoproteína de baixa densidade (colesterol LDL), apolipoproteína B (apo B), triglicérides (TG) e colesterol não ligado à lipoproteína de alta densidade (colesterol não HDL) e para aumentar os níveis de colesterol ligado à lipoproteína de alta densidade (colesterol HDL) em pacientes adultos e adolescentes (10 a 17 anos de idade) com hipercolesterolemia primária (heterozigótica familiar e não familiar) ou hiperlipidemia mista. A administração concomitante de fenofibrato e ezetimiba + sinvastatina pode ser feita para pacientes adultos com hiperlipidemia mista que necessitem de redução de TG e colesterol não HDL e aumento de colesterol HDL adicionais. *Hipercolesterolemia familiar homozigótica (HFHo): indicado para reduzir os níveis elevados de colesterol total e de colesterol LDL em pacientes adultos e adolescentes (10 a 17 anos de idade) com HFHo. Os pacientes também podem receber tratamentos adjuvantes (por exemplo, aférese de LDL). *Prevenção de eventos cardiovasculares maiores na doença renal crônica (DRC): indicado para reduzir o risco de eventos cardiovasculares maiores em pacientes com doença renal crônica.<ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=23603202016&pIdAnexo=3935954] Acesso em: 14/10/2016 </ref> ==Informações sobre o medicamento== '''O medicamento [[Ezetimiba + Sinvastatina]] não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).''' A [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o art. 33 do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D8065.htm Decreto nº 8.065/2013], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT. Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado. Entretanto, cabe salientar que o SUS disponibiliza diversos medicamentos, que não necessariamente compõem a mesma classe farmacológica, mas possuem indicação para mesma patologia. Estão disponíveis no SUS, os seguintes medicamentos: *[[Ácido nicotínico]] – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento *[[Atorvastatina]] – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
A associação dos fármacos ezetimiba + sinvastatina é indicada *[[Bezafibrato]] – Consulte aqui como terapia adjuvante à dieta para reduzir níveis elevados de colesterol total, colesterol ligado à lipoproteína de baixa densidade (colesterol LDL), apolipoproteína B (apo B), triglicerídeos (TG) e colesterol não ligado à lipoproteína de alta densidade (colesterol não HDL) e para aumentar os níveis de colesterol ligado à lipoproteína de alta densidade (colesterol HDL) em pacientes adultos e adolescentes (10 a 17 anos de idade) com hipercolesterolemia primária (heterozigótica familiar e não familiar) ou hiperlipidemia mista<ref> [http://assinantes.medicinanet.com.br/bula/5486/vytorin.htm Bula do ter acesso ao medicamento]</ref>.
Também é indicada para reduzir os níveis elevados de colesterol total e de colesterol LDL em pacientes adultos e adolescentes (10 a 17 anos de idade) com Hipercolesterolemia Familiar Homozigótica (HFHo), na prevenção de Eventos Cardiovasculares Maiores na Doença Renal Crônica (DRC) e para reduzir o risco de eventos cardiovasculares maiores em pacientes com doença renal crônica<ref>*[http://assinantes.medicinanet.com.br/bula/5486/vytorin.htm Bula do [Ciprofibrato]] – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento]</ref>.
==Informações sobre o *[[Genfibrozila]] – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento/alternativas==
A associação dos fármacos '''ezetimiba + sinvastatina''' não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o *[[Lovastatina]] – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.
Alternativamente à ezetimiba + sinvastatina, a SES disponibiliza a *[[atorvastatinaPravastatina]] (10mg e 20mg), a [[lovastatina]] (20mg e 40mg), a [[pravastatina]] (10mg, 20mg e 40mg), [[fluvastatina]] (20mg e 40mg) e o [[bezafibrato]] (200mg e 400mg), o [[ciprofibrato]] (100mg) e a [[genfibrozila]] (600mg e 900mg) através do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, para pacientes portadores de dislipidemias (CID 10 E78.0, E78.1, E78.2, E78.3, E78.4, E78.5, E78.6, E78.8), conforme o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde.– Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
O *[[Sinvastatina]] – Consulte aqui como ter acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica se dá através de abertura de processo de solicitação de medicamento, devendo o paciente ou, na sua impossibilidade, o seu cuidador, dirigir-se à Unidade de Assistência Farmacêutica - UFAs para este Programa, a qual o município onde reside está vinculado.
Ainda, o fármaco [[sinvastatina]] 10mg, 20mg e 40mg É importante ressaltar que qualquer substituição de forma isolada é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição deste medicamento pelos que são ofertados pelo SUS, é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Ressaltaimprescindível que tenha-se que a disponibilização deste fármaco é obrigatória, de acordo com a [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013], visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional. Ainda, este medicamento está sendo disponibilizado na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular o consentimento do Brasil, conforme [http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2016/janeiro/29/portaria-nova-11-16.pdf Portaria 111, de 28 de janeiro de 2016]médico assistente.
==Referências==
<references/>