Alterações

Ir para: navegação, pesquisa

Autismo

1 305 bytes adicionados, 19h30min de 9 de dezembro de 2024
O MÉTODO ABA (APPLIED BEHAVIOR ANALYSYS)
O uso da Análise Comportamental Aplicada voltada para o autismo baseia-se em diversos passos:
 
- Instruções iniciais e imediatas;
 
- Garantir sucesso;
 
- Avisos desaparecem com o tempo;
 
- Aluno capaz de responder por conta própria;
 
- Diminui a frustração e aumenta a motivação;
Através do ensino intensivo e individualizado das habilidades necessárias para que a criança autista possa adquirir independência e a melhor qualidade de vida possível, a terapia ABA permite desenvolver as habilidades e comportamentos que estão interefindo interferindo no desenvolvimento e integração do indivíduo com autismo, tais como:
- Comportamentos sociais, tais como contato visual e comunicação funcional;
'''A terapia ABA pode ser aplicada em diferentes configurações: em casa, na escola ou em clínicas especializadas. Geralmente, é conduzida por um terapeuta certificado, que trabalha diretamente com a criança. A família também desempenha um papel fundamental, colaborando com os terapeutas e implementando estratégias em atividades diárias.'''
 
Conforme o Parecer Técnico Científico PTC n. 147 de 2024 https://www.pje.jus.br/e-natjus/arquivo-download.php?hash=ee416235299307c3db073d5f87bcb3a47623debd, de acordo com os resultados dos ensaios clínicos randomizados existentes até o momento benefícios e riscos do ABA estruturado para o tratamento de pessoas com TEA, quando comparado a nenhum tratamento, lista de espera, ou outras psicoterapias são incertos.
 
Essa incerteza é devida à baixa qualidade metodológica e ao alto risco de viés destes estudos, da heterogeneidade das estratégias utilizadas para aplicação do ABA, da diversidade de desfechos e ferramentas utilizadas para mensurar os efeitos deste método, à imprecisão dos resultados numéricos apresentados e a incompletude das informações relatadas nos ensaios clínicos randomizados incluídos.
'''
Diante desta incerteza, é importante discutir a indicação rotineira ou não do ABA, considerando ainda outros aspectos como a heterogeneidade de sua aplicação, a capacidade instalada e a disponibilidade de profissionais capacitados no cenário de saúde pública e suplementar, a existência ou não de alternativas não farmacológicas para compor o cuidado oferecido e o desconhecimento sobre os efeitos clínicos do método também no longo prazo.
'''
== SERVIÇOS DE ATENDIMENTOS NO SUS ==
Editor, leitor
121
edições

Menu de navegação