Alimento enteral polimérico insuficiência hepática

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica[editar]

Alimento Enteral

Nomes comerciais[editar]

Principais informações[editar]

DESCRIÇÃO COMPLETA

Alimento nutricionalmente completo para uso enteral, polimérico, para pacientes com insuficiência hepática, com 1,0 a 1,5 kcal/ml, rico em aminoácidos de cadeia ramificada, cuja fonte de gordura sejam triglicerídeos de cadeia média e ácidos graxos essenciais, isento de lactose, sacarose e glúten.

DESCRIÇÃO ESPECÍFICA:

Nutriliver (Nutrimed) é um alimento para situações metabólicas especiais para pacientes com função hepática comprometida. Densidade calórica de 1,4 kcal / ml, 45% de aminoácidos de cadeia ramificada, excelente quantidade de cromo, ferro, vitamina A, magnésio, ácido fólico e vitamina B12. Isenta de sacarose, lactose e glúten. É indicado para pacientes com insuficiência hepática e sinais de encefalopatia hepática. <ref> [1] Nutriservice </ref>

Nutrison Advanced Hepato (Support)é um alimento enteral em pó, hipercalórico, adicionado de aminoácidos de cadeia ramificada e baixo teor de aminoacidos aromáticos, permitindo um melhor manejo da encefalopatia hepática e favorecendo a síntese proteica. É isento de sacarose e lactose. <ref> [2] Danone </ref>

Fresubin Hepa (Fresenius)é uma fórmula nutricionalmente completa. Fórmula rica em aminoácidos de cadeia ramificada e baixo teor de aminoacidos aromáticos, que propicia a melhora o estado nutricional do paciente. Indicada para pacientes com insuficiência hepática com riscos ou presença de encefalopatia (cirrose hepática, pré-transplante de fígado. <ref> [3] Nutriservice </ref>

Informações sobre o medicamento/alternativas[editar]

O alimento Nutriliver (Nutrimed) ou Nutrison Advanced Hepato (Support) ou Fresubin Hepa (Fresenius) não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos/insumos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente.

Sendo assim, cumpre ser informado que, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado. Sugerimos verificar junto a Secretaria Municipal de Saúde a possibilidade de atendimento.

A SES/DIAF possui um Programa de Nutrição Enteral Domiciliar para pacientes adultos que fazem uso sonda enteral como via de alimentação, em domicílio. É fornecida uma dieta sintética polimérica, com proteína de soja, hipossódica, sem sacarose completa e balanceada.Trata-se de dieta padrão, que não atende necessidades nutricionais especiais, a ser administrada por via enteral (sonda), para todos os pacientes que apresentem Disfagia (CID10 R13), isolada ou decorrente de quaisquer patologias. Ressalta-se que esta é a única dieta enteral fornecida administrativamente no âmbito estadual, no SUS.

O acesso do paciente bem como o fornecimento da dieta deste Programa é através do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica. O solicitante deve encaminhar processo administrativo solicitando tal produto para a Regional de Saúde correspondente ou à Unidade de Assistência Farmacêutica para este Componente (ao qual o município onde reside está vinculado). Quando estiver comprovada a necessidade e, uma vez cadastrado, o paciente passará a receber o produto com regularidade.

Referências[editar]

<references>