Aminaftona

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa

Registro na Anvisa[editar]

SIM

Categoria: medicamento

Classe terapêutica: antifibrinolíticos <ref>Classe Terapêutica do medicamento Capilarema ® - Registro ANVISA Acesso em 30/06/2023.</ref>

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)[editar]

Vasoprotetores <ref>Grupo ATC Acesso em 30/06/2023.</ref> - C05CX <ref>Subgrupo ATC Acesso em 30/06/2023.</ref>

Nomes comerciais[editar]

Capilarema ®

Indicações[editar]

O medicamento aminaftona é destinado ao tratamento das afecções nas quais as estruturas e funções dos vasos estão alteradas, seja por causa patológica, traumática ou cirúrgica. Utilizado em flebologia para síndromes varicosas (úlceras) e pré-varicosas dos membros inferiores, sensação de peso nas pernas, dor, claudicação intermitente, edema, cãibras, parestesias e prurido; e na dermatologia para púrpuras vasculares, petéquias e equimoses. O medicamento aminaftona está indicado também na clínica geral, ginecologia e geriatria, podendo ser usado como agente profilático onde os vasos e tecidos possam estar comprometidos devido à fragilidade capilar<ref>Bula do medicamento Capilarema ® – Bula do profissional Acesso em 30/06/2023.</ref>.

Informações sobre o medicamento[editar]

O medicamento aminaftona não pertence ao elenco da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na lista de medicamentos especiais de Alto Custo do Ministério da Saúde, não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

Referências[editar]

<references/>

  • As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.