Composto lácteo sem lactose
Índice
Classe terapêutica
Alimento
Nomes comerciais
Ninho Zero lactose, Neslac Zero lactose, Piracanjuba Zero lactose
Principais informações
Composto lácteo é um produto resultante da mistura do leite e produtos ou substâncias lácteas ou não lácteas, ou ambas. Os ingredientes lácteos devem representar no mínimo 51% (cinqüenta e um por cento) do total de ingredientes (obrigatórios ou matéria-prima) do produto [1]. Segundo o fabricante, o composto lácteo pode ser consumido por crianças maiores de 1 ano de idade.
Ressalta-se que o composto lácteo é um alimento ultraprocessado. Segundo os Guias Alimentares Brasileiros [2] [3], os alimentos ultraprocessados não devem ser oferecidos para crianças menores de 2 anos de idade, bem como devem ser restritos nas demais faixas etárias.
Recomendações por faixa etária
Conforme a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), é indicado o uso de fórmulas infantis especiais sem lactose desenvolvidas para lactentes (crianças até 12 meses). Estas fórmulas têm composição bastante semelhantes às demais fórmulas infantis para a faixa etária, porém, são isentas de lactose em sua composição. A SBP não considera o leite de vaca (in natura, integral, em pó ou fluido) um alimento apropriado para crianças menores de 1 ano.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, não há necessidade do uso de fórmula infantil, para crianças saudáveis, na ausência do aleitamento materno. Deve ser incentivada a ingestão média de 600 mL de leite de vaca, assim como de outros derivados (iogurtes caseiros, queijos), para garantir correta oferta de cálcio. Cuidado com a substituição das refeições principais por leite. O consumo superior a 700 mL de leite de vaca integral, nessa faixa etária, é importante fator de risco de desenvolvimento de anemia carencial ferropriva. A partir do primeiro ano, os lactentes podem ser estimulados a tomar iniciativa na seleção dos alimentos e no modo de comer. Devem ser oferecidos alimentos variados, saudáveis e em porções adequadas.
Considerando que a Intolerância à lactose não é uma doença, mas sim uma carência enzimática do organismo, as crianças a partir de 1 ano de idade podem consumir leite de vaca sem lactose, amplamente comercializado em supermercados e comércios de venda de alimentos, com custo próximo ao leite de vaca comum e inferior ao das fórmulas infantis ou compostos lácteos .
Informações sobre o medicamento/alternativas
O composto lácteo zero lactose Ninho Zero lactose, Neslac Zero lactose, Piracanjuba Zero lactose não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos/insumos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado. Também não há outras alternativas equivalentes disponíveis no âmbito do SUS.
Referências
- ↑ Instrução Normativa nº 28 de 2007 - MAPA Acesso em 02/02/2023
- ↑ Guia Alimentar para População Brasileira Acesso em 02/02/2023
- ↑ Guia Alimentar para Crianças Brasileiras menores de 2 anos Acesso em 02/02/2023