Alterações

Ir para: navegação, pesquisa

Nandrolona, decanoato de

97 bytes adicionados, 12h12min de 28 de novembro de 2016
sem sumário de edição
==Classe terapêutica==Esteróide anabólico
==Nomes comerciais==Deca- DurabolinAnabolizantes simples
[[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] - A14AB01
==Principais informaçõesNomes comerciais ==Este medicamento está indicado para:- Tratamento da osteoporose- Como coadjuvante para terapias específicas e medidas dietéticas em várias condições patológicas caracterizadas por umbalanço negativo de nitrogênio- Tratamento da anemia da insuficiência renal crônica, anemia aplástica e anemia devido a tratamentos citotóxicos<ref> [http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=10947502013&pIdAnexo=1920375 Bula do Medicamento]</ref>
Deca-durabolin
==Informações sobre o medicamento/alternativasIndicações==Não há alternativa equivalente disponível no SUS, no entanto estão disponíveis os analgésicos e antiinflamátórios [[dipirona sódica]], [[paracetamol]], [[ibuprofeno]], [[dexametasona]], [[prednisona]] e [[prednisolona]]. Ressalta-se que a disponibilização destes é obrigatória, de acordo com a [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013], visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.
Para o tratamento de osteoporose o SUS disponibiliza os medicamentos alendronato de sódio de 10mg e 70mg, comprimido e [[Carbonato Nandrolona, decanoato de Cálcio]] 500mg, ambos integrantes da RENAME 2014 e de disponibilização obrigatória conforme [httpé indicado para://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013].
- Tratamento da osteoporose.
 
- Como coadjuvante para terapias específicas e medidas dietéticas em várias condições patológicas caracterizadas por um balanço negativo de nitrogênio.
- Tratamento da anemia da insuficiência renal crônica, anemia aplástica e anemia devido a tratamentos citotóxicos. <ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=10947502013&pIdAnexo=1920375 Bula do medicamento] Acesso em: 28/11/2016 </ref>
 
== Informações sobre o medicamento==
 
'''O medicamento [[nandrolona, decanoato de]] não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).'''
 
A [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D8065.htm Decreto nº 8.065/2013], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.
 
Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.
==Referências==
<references>
Leitor
2 596
edições

Menu de navegação