Alterações

Ir para: navegação, pesquisa

Autismo

20 bytes removidos, 13h59min de 28 de maio de 2019
sem sumário de edição
O tratamento do autismo deve ter '''caráter multiprofissional e necessita da participação e do engajamento dos familiares'''.
=='''Psicologia e Autismo'''==
Na área da psicologia , a '''psicologia comportamental inclui a terapia cognitivo comportamental, o ABA e Denver'''.
=='''Terapia Ocupacional e Autismo'''==
A Terapia Ocupacional pode atuar nos '''modelo Denver, ABA, na terapia de integração sensorial de ayres, Floortime'''.
=='''Fonoaudiologia e Autismo'''==
A terapia fonoaudiológica permeada pelos princípios da '''Análise Aplicada do Comportamento (ABA)''' apresenta grandes resultados, segundo várias pesquisas.
'''A Comunicação Alternativa (PECS)''', tem como definição qualquer forma de comunicação que não seja a fala. Inclui gestos, expressões, escrita, símbolos pictográficos e fotos dentre outros. Dentro desse recurso, encontramos o método PECS (Picture Exchange Communication System) que tem como definição a troca de figuras por meios de imagens (pictográficas ou fotos) com o objetivo de aumentar pedidos e estimular a interação.
=='''Centro Catarinense de Reabilitação (CCR)'''==
O CCR é uma instituição pública pertencente à Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, habilitado pelo Ministério da Saúde em Centro Especializado em Reabilitação Física e intelectual (CER II), desde 03/05/2013. E, oferece o '''Serviço de Reabilitação Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo (RIA)''' que tem por objetivo oferecer serviço especializado interdisciplinar a indivíduos com deficiência intelectual e/ou transtorno do espectro autista, visando a maior independência e integração social, independente da faixa etária, para pessoas que residam nos municípios vinculados à macrorregião de saúde da Grande Florianópolis.
=='''Considerações Finais'''==
'''Devemos enfatizar que não há uma abordagem única e insubstituível a ser privilegiada no atendimento de pessoas com transtornos do espectro do autismo. Os técnicos podem escolher entre várias abordagens existentes, considerando, caso a caso, sua efetividade e segurança. Em especial deve-se levar em conta a singularidade de cada caso. Independente do método terapêutico utilizado, há a inclusão da orientação e apoio dos pais e cuidadores, incluindo a possibilidade de visitas e terapias domiciliar quando necessário, assim como, orientação dos profissionais em contato com o paciente em ambiente escolar. Todos os terapeutas que aplicam métodos específicos devem passar por formação adequada e fazer parte de uma equipe multidisciplinar
Editor, leitor
530
edições

Menu de navegação