[[Clopidogrel]] e [[Cilostazol]] são medicamentos inibidores da agregação plaquetária, ou antiplaquetários. As plaquetas são células sanguíneas que se agrupam durante a coagulação sanguínea, e esses medicamentos impedem esse agrupamento, e consequentemente, impedem a formação de trombos (coágulos sanguíneos). Eles agem de formas diferentes para causar a inibição da agregação plaquetária, porém pertencem a um mesmo grupo de medicamentos, que possuem o mesmo objetivo terapêutico.
Os dois medicamentos impedem que as plaquetas se agreguem. O [[clopidogrel]] faz isso inibindo seletivamente a ligação do difosfato de adenosina (ADP) ao seu receptor plaquetário e a subseqüente ativação do complexo glicoprotéico GP IIb/IIIa, produzida pelo ADP, inibindo, assim, a agregação plaquetária.
O [[cilostazol]] é um derivado da quinidona, inibidor da fosfodiesterase tipo III. O seu mecanismo de ação é a inibição da ação da fosfodiesterase III e supressão da degradação do AMP cíclico, como conseqüente aumento de sua concentração nas plaquetas e vasos sanguíneos, produzindo inibição da agregação plaquetária e vasodilatação.
==Informações sobre o medicamento/alternativas==