Alterações

Ir para: navegação, pesquisa

Autismo

4 bytes removidos, 16h29min de 9 de dezembro de 2024
O método ABA (Applied Behavior Analysis)
A ABA – Applied Behavior Analysis – é uma abordagem da psicologia comportamental que foi adaptada e aplicada ao ensino de crianças com autismo. Baseia-se nos princípios de reforço positivo, solicitações graduais, repetição, e as divisões das tarefas em pequenas partes, ensinadas inicialmente em separado.
 
As técnicas da ABA visam aumentar os comportamentos adequados e reduzir aqueles que possam causar danos ou interferir no aprendizado.
O método ABA em E tem por finalidade identificar habilidades que o autista já domina e ensinar aquelas que ele ainda não domina.
Basicamente, o ABA trabalha no reforço dos comportamentos positivos.
 Uma vez que o aluno esteja familiarizado com o comportamento alvo, a solicitação é sistematicamente diminuída até que o aluno seja capaz de responder corretamente por conta própria. O uso da Análise Comportamental Aplicada voltada para o autismo baseia-se em diversos passos:
- Instruções iniciais e imediatas;
- Garantir sucesso;
- Aluno capaz de responder por conta própria;
- Diminui a frustração e aumenta a motivação;
 
Através do ensino intensivo e individualizado das habilidades necessárias para que a criança autista possa adquirir independência e a melhor qualidade de vida possível, a terapia ABA permite desenvolver as habilidades e comportamentos que estão interefindo no desenvolvimento e integração do indivíduo com autismo, tais como:
- Comportamentos sociais, tais como contato visual e comunicação funcional;
- Atividades da vida diária como higiene pessoal;
- A redução de comportamentos tais como agressões, estereotipias, autolesões, agressões verbais, e fugas.
 
Durante o tratamento comportamental (ABA), habilidades geralmente são ensinadas em uma situação de um aluno com um professor via a apresentação de uma instrução ou uma dica, com o professor auxiliando a criança através de uma hierarquia de ajuda (chamada de aprendizagem sem erro). As oportunidades de aprendizagem são repetidas muitas vezes, até que a criança demonstre a habilidade sem erro em diversos ambientes e situações. A principal característica do tratamento ABA é o uso de consequências favoráveis ou positivas (reforçadoras).
 
'''A terapia ABA pode ser aplicada em diferentes configurações: em casa, na escola ou em clínicas especializadas. Geralmente, é conduzida por um terapeuta certificado, que trabalha diretamente com a criança. A família também desempenha um papel fundamental, colaborando com os terapeutas e implementando estratégias em atividades diárias.'''
Editor, leitor
121
edições

Menu de navegação