Fórmula enteral e oral oligomérica, em pó

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica[editar]

Alimento enteral ou oral

Nomes comerciais[editar]

Peptimax pó (Prodiet) ou (Peptamen pó) Nestlé

Principais informações[editar]

O alimento Peptimax pó (Prodiet) ou Peptamen pó (Nestlé) é uma fórmula oligomérica, ideal para minimizar transtornos intestinais como diarreias agudas e distúrbios digestivos, proporcionando rápida absorção de nutrientes e contribuindo para fortalecer o sistema imunológico. É indicado para distúrbios digestivos e absortivos ou desmame de nutrição parenteral. <ref> Site do fabricante Acesso em 19/05/2022 </ref>

Informações sobre o medicamento/alternativas[editar]

O alimento Peptimax pó (Prodiet) ou Peptamen pó (Nestlé) não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos/insumos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado. Sugerimos verificar junto a Secretaria Municipal de Saúde a possibilidade de atendimento.

A SES/DIAF possui um Programa de Nutrição Enteral Domiciliar para pacientes adultos que fazem uso sonda enteral como via de alimentação, em domicílio. É fornecida uma dieta sintética polimérica, com proteína de soja, hipossódica, sem sacarose completa e balanceada. Trata-se de dieta padrão, que não atende necessidades nutricionais especiais, a ser administrada por via enteral (sonda), para todos os pacientes que apresentem Disfagia (CID10 R13), isolada ou decorrente de quaisquer patologias. Ressalta-se que esta é a única dieta enteral fornecida administrativamente no âmbito estadual, no SUS. O acesso do paciente bem como o fornecimento da dieta deste Programa é através do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica. O solicitante deve encaminhar processo administrativo solicitando tal produto para a Regional de Saúde correspondente ou à Unidade de Assistência Farmacêutica para este Componente (ao qual o município onde reside está vinculado). Quando estiver comprovada a necessidade e, uma vez cadastrado, o paciente passará a receber o produto com regularidade.

Referências[editar]