Psicopedagogia

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A psicopedagogia é um campo de atuação em Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana; seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio – família, escola e sociedade – no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia.

Para tanto, este processo é analisado de modo global, considerando o sujeito nos aspectos cognitivos, emocionais, orgânicos, familiares e escolares.

A psicopedagogia nasceu como uma ocupação empírica pela necessidade de atender as crianças com dificuldades na aprendizagem, cujas causas eram estudadas pela medicina e pela psicologia. Com o decorrer do tempo o que inicialmente foi uma ação subsidiária destas disciplinas, perfilou-se como um conhecimento independente e complementar, possuidor de um objeto de estudo (o processo de aprendizagem) e de recursos diagnósticos, corretores e preventivos próprios.

Portanto, tem caráter interdisciplinar a partir da articulação de áreas de conhecimentos afins, dentre elas: pedagogia, psicologia, fonoaudiologia e medicina em suas especificidades.

A literatura recente aponta a participação do profissional psicopedagogo tanto no âmbito escolar quanto no âmbito clínico, e que esse profissional por meio de sua prática promove melhorias no processo de ensino aprendizagem de indivíduos com TEA. Além de colaborar com o processo de ensino-aprendizagem, contribui significativamente para a inclusão escolar desses alunos, podendo atuar no desenvolvimento da aprendizagem, linguagem e das relações sociais.

Na psicopedagogia clínica, o diagnóstico psicopedagógico é o ponto de partida do trabalho do psicopedagogo. A devolutiva é o momento onde tudo o que se foi recebido do cliente e de seus responsáveis é “devolvido” em forma de diagnósticos e/ou orientações. O informe psicopedagógico é o documento que o psicopedagogo elabora ao término da avaliação ou de um acompanhamento psicopedagógico. Por meio dele é possível passar informações sobre o processo que foi realizado com o cliente, encaminhamentos para profissionais e orientações à escola e aos pais.


Psicopedagogia no SUS:[editar]

O atendimento na especialidade é previsto no SUS, sendo encontrado na Tabela SIGTAP como: 03.01.07.005-9 - ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGOGICO DE PACIENTE EM REABILITACAO.


Referências Bibliográfica:

VISCA, J. Clínica Psicopedagógica: epistemologia convergente. Porto Alegre: Artes médicas, 1987.

DA SILVA BARCELOS, Kaio; MARTINS, Morgana de Fátima Agostini. CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO. Revista Valore, v. 8, p. 8054, 2023.

http://sigtap.datasus.gov.br/tabela-unificada/app/sec/inicio.jsp