Editando Psicopedagogia
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− | A psicopedagogia | + | A Psicopedagogia é a área do conhecimento cujo enfoque está no processo de aprendizagem do indivíduo, construído a partir da interação com o meio. Para tanto, este processo é analisado de modo global, considerando o sujeito nos aspectos cognitivos, emocionais, orgânicos, familiares e escolares. |
+ | A psicopedagogia nasceu como uma ocupação empírica pela necessidade de atender as crianças com dificuldades na aprendizagem, cujas causas eram estudadas pela medicina e pela psicologia. Com o decorrer do tempo o que inicialmente foi uma ação subsidiária destas disciplinas, perfilou-se como um conhecimento independente e complementar, possuidor de um objeto de estudo (o processo de aprendizagem) e de recursos diagnósticos, corretores e preventivos próprios* | ||
+ | '''Tem caráter interdisciplinar a partir da articulação de áreas de conhecimentos afins, dentre elas: pedagogia, psicologia, fonoaudiologia e medicina em suas especificidades.''' | ||
+ | A literatura recente aponta a participação do profissional psicopedagogo tanto no âmbito escolar quanto no âmbito clínico, e que esse profissional por meio de sua prática promove melhorias no processo de ensino aprendizagem de alunos com TEA. Além de colaborar com o processo de ensino-aprendizagem, contribui significativamente para a inclusão escolar desses alunos, podendo atuar no desenvolvimento da aprendizagem, linguagem e das relações sociais.** | ||
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− | + | 03.01.07.005-9 - ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGOGICO DE PACIENTE EM REABILITACAO | |
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− | + | * VISCA, J. Clínica Psicopedagógica: epistemologia convergente. Porto Alegre: Artes médicas, 1987. | |
− | + | ** DA SILVA BARCELOS, Kaio; MARTINS, Morgana de Fátima Agostini. CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO. Revista Valore, v. 8, p. 8054, 2023. | |
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− | VISCA, J. Clínica Psicopedagógica: epistemologia convergente. Porto Alegre: Artes médicas, 1987. | ||
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− | DA SILVA BARCELOS, Kaio; MARTINS, Morgana de Fátima Agostini. CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO. Revista Valore, v. 8, p. 8054, 2023. | ||
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