Editando Psicopedagogia
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A psicopedagogia nasceu como uma ocupação empírica pela necessidade de atender as crianças com dificuldades na aprendizagem, cujas causas eram estudadas pela medicina e pela psicologia. Com o decorrer do tempo o que inicialmente foi uma ação subsidiária destas disciplinas, perfilou-se como um conhecimento independente e complementar, possuidor de um objeto de estudo (o processo de aprendizagem) e de recursos diagnósticos, corretores e preventivos próprios. | A psicopedagogia nasceu como uma ocupação empírica pela necessidade de atender as crianças com dificuldades na aprendizagem, cujas causas eram estudadas pela medicina e pela psicologia. Com o decorrer do tempo o que inicialmente foi uma ação subsidiária destas disciplinas, perfilou-se como um conhecimento independente e complementar, possuidor de um objeto de estudo (o processo de aprendizagem) e de recursos diagnósticos, corretores e preventivos próprios. | ||
− | Portanto, ''' | + | Portanto, '''Tem caráter interdisciplinar a partir da articulação de áreas de conhecimentos afins, dentre elas: pedagogia, psicologia, fonoaudiologia e medicina em suas especificidades.''' |
A literatura recente aponta a participação do profissional psicopedagogo tanto no '''âmbito escolar''' quanto no '''âmbito clínico''', e que esse profissional por meio de sua prática promove melhorias no processo de ensino aprendizagem de indivíduos com TEA. Além de colaborar com o processo de ensino-aprendizagem, contribui significativamente para a inclusão escolar desses alunos, podendo atuar no desenvolvimento da aprendizagem, linguagem e das relações sociais. | A literatura recente aponta a participação do profissional psicopedagogo tanto no '''âmbito escolar''' quanto no '''âmbito clínico''', e que esse profissional por meio de sua prática promove melhorias no processo de ensino aprendizagem de indivíduos com TEA. Além de colaborar com o processo de ensino-aprendizagem, contribui significativamente para a inclusão escolar desses alunos, podendo atuar no desenvolvimento da aprendizagem, linguagem e das relações sociais. |