Mudanças entre as edições de "Boceprevir"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(Padronização no SUS)
Linha 13: Linha 13:
 
== Padronização no SUS ==
 
== Padronização no SUS ==
  
Como o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções o tratamento da hepatite C baseava-se no uso de [[alfapeginterferona]] e [[ribavirina]], foram disponibilizados os inibidores de proteases de primeira geração, [[boceprevir]] e [[telaprevir]] para pacientes infectados pelo Genótipo 1 do vírus. Apesar da universalização e da longa experiência com esse tratamento, ocorreram alguns resultados insatisfatórios como: baixo índice de cura; prolongado tempo de terapia; administração concomitante de medicamento injetável; o elevado número de comprimidos por dia e muitos efeitos adversos com manejo de alta complexidade, prejudicando a qualidade de vida dos pacientes.  
+
Como o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções o tratamento da hepatite C baseava-se no uso de [[alfapeginterferona ou interferon peguilado]] e [[ribavirina]], foram disponibilizados os inibidores de proteases de primeira geração, [[boceprevir]] e [[telaprevir]] para pacientes infectados pelo Genótipo 1 do vírus. Apesar da universalização e da longa experiência com esse tratamento, ocorreram alguns resultados insatisfatórios como: baixo índice de cura; prolongado tempo de terapia; administração concomitante de medicamento injetável; o elevado número de comprimidos por dia e muitos efeitos adversos com manejo de alta complexidade, prejudicando a qualidade de vida dos pacientes.  
  
 
Por estes motivos, no novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções <ref>[http://conitec.gov.br/images/Protocolos/PCDT_HepatiteC.pdf Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções]</ref>, estes medicamentos foram descontinuados, e substituídos por novos medicamentos que constituem avanços recentes no tratamento da hepatite C.
 
Por estes motivos, no novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções <ref>[http://conitec.gov.br/images/Protocolos/PCDT_HepatiteC.pdf Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções]</ref>, estes medicamentos foram descontinuados, e substituídos por novos medicamentos que constituem avanços recentes no tratamento da hepatite C.

Edição das 17h06min de 12 de setembro de 2016

Classe terapêutica

Inibidor da protease

Nomes comerciais

Victrelis

Indicações

O medicamento boceprevir em combinação com outros dois medicamentos é utilizado para infecção crônica pelo vírus da hepatite C em adultos (também conhecida por infecção pelo HCV). Pode ser utilizado em adultos que nunca receberam tratamento para infecção pelo HCV ou que utilizaram medicamentos chamados de “interferonas” e “peginterferonas” no passado.<ref>Bula do medicamento</ref>

Padronização no SUS

Como o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções o tratamento da hepatite C baseava-se no uso de alfapeginterferona ou interferon peguilado e ribavirina, foram disponibilizados os inibidores de proteases de primeira geração, boceprevir e telaprevir para pacientes infectados pelo Genótipo 1 do vírus. Apesar da universalização e da longa experiência com esse tratamento, ocorreram alguns resultados insatisfatórios como: baixo índice de cura; prolongado tempo de terapia; administração concomitante de medicamento injetável; o elevado número de comprimidos por dia e muitos efeitos adversos com manejo de alta complexidade, prejudicando a qualidade de vida dos pacientes.

Por estes motivos, no novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções <ref>Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções</ref>, estes medicamentos foram descontinuados, e substituídos por novos medicamentos que constituem avanços recentes no tratamento da hepatite C.

Portaria nº 20 de 24 de maio de 2016 - Torna pública a decisão de excluir os medicamentos boceprevir e telaprevir para o tratamento da hepatite C crônica.

Informações sobre o medicamento

O medicamento boceprevir foi descontinuado e substituído, conforme Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções <ref> Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções</ref>, pelos medicamentos: sofosbuvir; daclatasvir e simeprevir.

Referências

<references/>