Mudanças entre as edições de "Lansoprazol"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
m (Substituindo texto '(RENAME) 2013' por '(RENAME) 2014')
Linha 5: Linha 5:
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
  
Ulcestop, Prazol, Lanz, Lanzopept, Lanogastro
+
Lanz, Prazol, Ulcestop, Lanzopept, Kaprosol
  
==Principais informações==
+
==Indicações==
  
[[Lansoprazol]] é indicado para cicatrização e alívio sintomático de esofagite de refluxo (incluindo úlcera de Barrett e casos de resposta insatisfatória a antagonistas de receptores histamínicos H2, como [[Ranitidina, cloridrato|ranitidina]]), de úlcera duodenal e de úlcera gástrica, em tratamento de curto prazo. Também é indicado para tratamento a longo prazo de pacientes hipersecretores, portadores ou não de Síndrome de Zollinger-Ellison - dados clínicos atuais indicam que [[Lansoprazol]] foi seguro e eficaz nessas desordens em tratamentos de até 2,6 anos de duração <ref> [http://assinantes.medicinanet.com.br/bula/7755/lansoprazol.htm Bula do Medicamento] </ref>.
+
[[Lansoprazol]] na dosagem de 15 mg é indicado para manutenção da cicatrização de esofagite de refluxo erosiva, de úlcera duodenal e de úlcera gástrica.  
  
Estudo que comparou os inibidores da bomba de prótons concluiu que [[omeprazol]] e [[pantoprazol]] reduziram, de forma semelhante, os sintomas dos pacientes com esofagite de refluxo. O [[lansoprazol]] foi menos efetivo que o [[omeprazol]] e o [[pantoprazol]]. Entretanto, de acordo com a avaliação feita pelos pacientes por meio de questionários, as três medicações apresentam mesma eficácia <ref> [http://200.214.130.94/rebrats/publicacoes/Edi%C3%A7%C3%A3on%C2%BA3-RefluxoGastroesof%C3%A1gico-publicadoSITE%20ANVISA.pdf Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Saúde e Economia: Refluxo Gastroesofágico. ANO II, EDIÇÃO Nº 3. MARÇO, 2010] </ref>.
+
Já na dosagem de 30 mg é indicado para cicatrização e alívio sintomático de esofagite de refluxo (incluindo úlcera de Barrett e casos de resposta insatisfatória a antagonistas de receptores histamínicos H2), de úlcera duodenal e de úlcera gástrica, em tratamento de curto prazo. Também é indicado para tratamento em longo prazo de pacientes hipersecretores, portadores ou não de Síndrome de Zollinger-Ellison. Dados clínicos atuais indicam que lansoprazol é seguro e eficaz nessas desordens em tratamentos de até 2,6 anos de duração.<ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=12142352016&pIdAnexo=3076678 Bula do medicamento] Acesso em: 31/08/2016 </ref>
  
Todos os inibidores da bomba de prótons apresentam eficácia semelhante para o tratamento da dispepsia gástrica <ref>HERRERA, M. C. et al. Inhibidores de la Bomba de Protones: ¿Cuál Debo Usar?. Boletín Farmacoterapéutico de Castilla-La Mancha. 2007</ref>. Representantes dessa classe são similares entre si quando utilizados em doses eqüipotentes, reduzindo em 95% a produção diária de ácido <ref>FUCHS, F. D.; WANNMACHER, L. Farmacologia Clínica: fundamentos da terapêutica racional. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010</ref> <ref>BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. Uso Racional de Medicamentos: temas selecionados / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. Brasília: Ministério da Saúde, 2010</ref>. Omeprazol e pantoprazol, bem como esomeprazol, lanzoprazol e rabeprazol, apresentam taxas de cura semelhantes para úlcera, terapia de manutenção para úlceras e para o alívio dos sintomas gastrintestinais, quando utilizados nas doses recomendadas <ref>DIPIRO, J. T. et al. Pharmacotherapy: a pathophysiologic approach. 8.ed. New York: McGrawHill, 2011 </ref>.
+
==Informações sobre o medicamento==
 
 
Os medicamentos [[omeprazol]], [[esomeprazol]], [[pantoprazol]], [[lansoprazol]] e [[rabeprazol]] pertencem todos à mesma classe farmacológica (inibidor da bomba de prótons) e não há diferenças significativas entre a eficácia desses medicamentos no tratamento de refluxo. Porém, existem grandes diferenças em termos de custos <ref> [http://200.214.130.94/rebrats/publicacoes/Edi%C3%A7%C3%A3on%C2%BA3-RefluxoGastroesof%C3%A1gico-publicadoSITE%20ANVISA.pdf Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Saúde e Economia: Refluxo Gastroesofágico. ANO II, EDIÇÃO Nº 3. MARÇO, 2010] </ref>.
 
 
 
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
 
  
 
[[Lansoprazol]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento.
 
[[Lansoprazol]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento.

Edição das 18h12min de 21 de setembro de 2016

Classe terapêutica

Inibidor da bomba de prótons

Nomes comerciais

Lanz, Prazol, Ulcestop, Lanzopept, Kaprosol

Indicações

Lansoprazol na dosagem de 15 mg é indicado para manutenção da cicatrização de esofagite de refluxo erosiva, de úlcera duodenal e de úlcera gástrica.

Já na dosagem de 30 mg é indicado para cicatrização e alívio sintomático de esofagite de refluxo (incluindo úlcera de Barrett e casos de resposta insatisfatória a antagonistas de receptores histamínicos H2), de úlcera duodenal e de úlcera gástrica, em tratamento de curto prazo. Também é indicado para tratamento em longo prazo de pacientes hipersecretores, portadores ou não de Síndrome de Zollinger-Ellison. Dados clínicos atuais indicam que lansoprazol é seguro e eficaz nessas desordens em tratamentos de até 2,6 anos de duração.<ref>Bula do medicamento Acesso em: 31/08/2016 </ref>

Informações sobre o medicamento

Lansoprazol não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento.

Como alternativa terapêutica, as Unidades Locais de Saúde municipais (postos de saúde) devem disponibilizar o omeprazol (da mesma classe do lansoprazol), que é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Referências

<references/>