Mudanças entre as edições de "Pegvisomanto"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(Informações sobre o medicamento/alternativas)
Linha 1: Linha 1:
 
==Classe terapêutica==
 
==Classe terapêutica==
  
Antagonista de receptores do hormônio de crescimento (GH)
+
Outros hormônios mediadores e produtos equivalentes
 +
 
 +
[[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] - H01AX01
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
Linha 7: Linha 9:
 
Somavert  
 
Somavert  
  
==Principais informações==
+
==Indicações==
 
 
O hormônio de crescimento (GH) é uma substância naturalmente produzida pelo organismo, mas quando produzido de forma excessiva pode causar danos. [[Pegvisomanto]] é um medicamento utilizado no tratamento de pacientes com acromegalia (doença causada por aumento da produção do hormônio de crescimento - GH). Esse medicamento age ligando-se no mesmo local onde o hormônio de crescimento se liga nas células do organismo, impedindo desta maneira, a ação deste hormônio<ref> [http://www.pfizer.com.br/sites/g/files/g10019191/f/product_attachments/Somavert.pdf Bula do medicamento]</ref>.
 
  
[[Pegvisomanto]] é um medicamento indicado para o tratamento da acromegalia (doença causada por aumento da produção do hormônio de crescimento - GH) em pacientes que apresentaram resposta inadequada à cirurgia e/ou à radioterapia (tratamento em que se utiliza radiação) e para os pacientes cujo tratamento médico com análogos da somatostatina (medicamentos semelhantes à somatostatina - hormônio que inibe a secreção de GH) não normalizou as concentrações séricas (do sangue) de IGF-I (substância produzida por estímulo do GH) ou não foi tolerado. O objetivo do tratamento com pegvisomanto é normalizar os níveis séricos de IGF-I<ref> [http://www.pfizer.com.br/sites/g/files/g10019191/f/product_attachments/Somavert.pdf Bula do medicamento]</ref>.
+
O medicamento [[pegvisomanto]] é indicado para o tratamento da acromegalia em pacientes que apresentaram resposta inadequada à cirurgia e/ou à radioterapia e para aqueles pacientes cujo tratamento médico apropriado com análogos da somatostatina não normalizou as concentrações séricas de IGF-I ou não foi tolerado. <ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=25757622016&pIdAnexo=4076409 Bula do medicamento] Acesso em:28/11/2016 </ref>
  
A estratégia de busca com metodologia Cochrane da literatura localizou uma revisão sistemática que concluiu que apesar do pegvisomanto ser efetivo no controle dos sintomas da acromegalia, as evidências são apenas em curto prazo. Não há evidências de efetividade e segurança em longo prazo e dados de qualidade de vida<ref> [http://www.unimedfesp.coop.br/caju/capitulo_71.html Pegvisomanto no tratamento de acromegalia]</ref>.
+
==Informações sobre o medicamento==
  
Os membros da CONITEC presentes na reunião do plenário do dia 06/05/2015 deliberaram, por unanimidade, recomendar a '''não incorporação de pegvisomanto''' em monoterapia para o tratamento de acromegalia e a [http://www.lex.com.br/legis_26872238_PORTARIA_N_24_DE_8_DE_JUNHO_DE_2015.aspx Portaria nº 24, de 8 de junho de 2015] tornou pública a decisão de não incorporar o pegvisomanto para tratamento da acromegalia no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.
+
'''O medicamento [[pegvisomanto]] não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).'''
  
 +
A [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D8065.htm Decreto nº 8.065/2013], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.
  
'''Acromegalia'''
+
Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.
  
A acromegalia é uma doença crônica caracterizada pelo alargamento dos ossos da cabeça, pés, mãos e partes moles, devido à secreção excessiva de hormônio de crescimento na idade adulta. A doença é provocada por um tumor benigno da glândula hipofisária (localizada no cérebro), cuja causa ainda é desconhecida<ref> [http://www.unimedfesp.coop.br/caju/capitulo_71.html Pegvisomanto no tratamento de acromegalia]</ref>.
+
Entretanto, cabe salientar que o SUS disponibiliza diversos medicamentos, que não necessariamente compõem a mesma classe farmacológica, mas possuem indicação para mesma patologia. Estão disponíveis no SUS, os seguintes medicamentos:<ref>[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/formulario_terapeutico_nacional_2010.pdf Os medicamentos informados foram sugeridos com base no Formulário Terapêutico Nacional (2010) e Rename (2014)]</ref>
  
 +
*[[Cabergolina]] - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
*[[Lanreotida]] - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  
O medicamento [[pegvisomanto]] (antagonista do GH) não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente.
+
*[[Octreotida]] - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  
Alternativamente, para pacientes portadores de acromegalia CID10 E22.0, o SUS disponibiliza através do Componente Estratégico de Assistência Farmacêutica, os medicamentos [[octreotida]] LAR 10mg (injetável), LAR 20mg (injetável), LAR 30mg (injetável) e 0,1mg/ml (injetável),  [[lanreotida]] 60mg, 90mg e 120mg (análogos da somatostatina) e [[cabergolina]] 0,5mg (comprimido) (agonista dopaminérgico).
+
Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto n. 7.508/2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
  
O acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica se dá através de abertura de processo de solicitação de medicamento, devendo o paciente ou, na sua impossibilidade, o seu cuidador, dirigir-se à Unidade de Assistência Farmacêutica - UFAs para este Componente, a qual o município onde reside está vinculado.
+
É importante ressaltar que para qualquer substituição de medicamento, é imprescindível que se tenha o consentimento do médico assistente.  
  
 
==Referências==
 
==Referências==
 
<references>
 
<references>

Edição das 11h53min de 28 de novembro de 2016

Classe terapêutica

Outros hormônios mediadores e produtos equivalentes

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) - H01AX01

Nomes comerciais

Somavert

Indicações

O medicamento pegvisomanto é indicado para o tratamento da acromegalia em pacientes que apresentaram resposta inadequada à cirurgia e/ou à radioterapia e para aqueles pacientes cujo tratamento médico apropriado com análogos da somatostatina não normalizou as concentrações séricas de IGF-I ou não foi tolerado. <ref>Bula do medicamento Acesso em:28/11/2016 </ref>

Informações sobre o medicamento

O medicamento pegvisomanto não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A RENAME contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do Decreto nº 8.065/2013, a atualização da RENAME compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC, a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.

Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.

Entretanto, cabe salientar que o SUS disponibiliza diversos medicamentos, que não necessariamente compõem a mesma classe farmacológica, mas possuem indicação para mesma patologia. Estão disponíveis no SUS, os seguintes medicamentos:<ref>Os medicamentos informados foram sugeridos com base no Formulário Terapêutico Nacional (2010) e Rename (2014)</ref>

  • Cabergolina - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  • Lanreotida - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  • Octreotida - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento

Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do Decreto n. 7.508/2011, os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.

É importante ressaltar que para qualquer substituição de medicamento, é imprescindível que se tenha o consentimento do médico assistente.

Referências

<references>