Mudanças entre as edições de "Amilorida, cloridrato de + hidroclorotiazida"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(Principais informações)
Linha 1: Linha 1:
 
==Classe terapêutica==
 
==Classe terapêutica==
  
Diurético; anti-hipertensivo (diurético poupador de potássio).
+
Ação de fármacos com ação diurética
 +
 
 +
[[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] - C03EA01
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
  
Amilorid, Moduretic
+
Amilorid, Ancloric, Moduretic
 +
 
 +
==Indicações==
 +
 
 +
[[Amilorida, cloridrato de + hidroclorotiazida]] é indicado para pacientes nos quais há suspeita de depleção de potássio ou naqueles em que essa depleção é prevista. A combinação destes dois medicamentos minimiza a possibilidade de desenvolvimento de perda excessiva de potássio em pacientes submetidos a uma diurese intensa por períodos prolongados. Pode ser usado isoladamente ou como adjuvante a outros anti-hipertensivos para o tratamento de:
 +
 
 +
• hipertensão;
 +
 
 +
• edema de origem cardíaca;
 +
 
 +
• cirrose hepática com ascite e edema. <ref> [http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=5080352013&pIdAnexo=1668816 Bula do medicamento] Acesso em: 30/11/2016 </ref>
 +
 
 +
==Informações sobre o medicamento==
  
==Principais informações==
+
'''O medicamento [[amilorida, cloridrato de + hidroclorotiazida]] não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).'''
  
A associação de [[amilorida]] com [[hidroclorotiazida]] é considerada agente diurético anti-hipertensivo. Combina a poderosa ação natriurética da hidroclorotiazida com a ação conservadora do potássio do cloridrato de amilorida. A ação dos dois fármacos contribui para exaltar a atividade natriurética e diurética, enquanto reduz as perdas de potássio e desequilíbrio ácido-básico<ref> [http://cdn-1.consultaremedios.com.br/bulas/novas/cloridrato%20de%20amlorida+hidrocloro%20ems%20cp.pdf Bula do medicamento]</ref>.
+
A [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D8065.htm Decreto nº 8.065/2013], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.  
  
Esse medicamento é indicado em pacientes nos quais a depleção de potássio possa ser suspeitada ou esperada. A combinação de amilorida, cloridrato de|amilorida com hidroclorotiazida minimiza a possibilidade de desenvolvimento de excessiva perda de potássio em pacientes durante uma diurese vigorosa por períodos prolongados. Está indicada em pacientes com hipertensão, edema de origem cardíaca, cirrose hepática com ascite e edema<ref> [http://cdn-1.consultaremedios.com.br/bulas/novas/cloridrato%20de%20amlorida+hidrocloro%20ems%20cp.pdf Bula do medicamento]</ref>.
+
Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
Entretanto, cabe salientar que o SUS disponibiliza diversos medicamentos, que não necessariamente compõem a mesma classe farmacológica, mas possuem indicação para mesma patologia. Estão disponíveis no SUS, os seguintes medicamentos:<ref>[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/formulario_terapeutico_nacional_2010.pdf Os medicamentos informados foram sugeridos com base no Formulário Terapêutico Nacional (2010) e Rename (2014)]</ref>
  
A associação de [[amilorida]] com [[hidroclorotiazida]] não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecida no momento. Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde e da Comissão Técnica e Multidisciplinar de Atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME, tem preferencialmente selecionado medicamentos com somente um fármaco, excluindo sempre que possível as associações fixas.
+
*[[Espironolactona]] - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  
Separadamente, o fármaco  Hidroclorotiazida 25mg é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
+
*[[Furosemida]] - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  
Ressalta-se que a disponibilização deste é obrigatória, de acordo com a Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013, visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.
+
*[[Hidroclorotiazida]] - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  
Ainda, o medicamento [[Hidroclorotiazida]]25mg está sendo disponibilizado na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012.
+
Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto n. 7.508/2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
  
Como alternativa à amilorida, o medicamento [[Espironolactona]] 25mg e 100mg (um diurético poupador de potássio) também é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014 e sua aquisição e distribuição são responsabilidades dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
+
É importante ressaltar que para qualquer substituição de medicamento, é imprescindível que se tenha o consentimento do médico assistente.  
  
 
==Referências==
 
==Referências==
 
<references>
 
<references>

Edição das 12h38min de 30 de novembro de 2016

Classe terapêutica

Ação de fármacos com ação diurética

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) - C03EA01

Nomes comerciais

Amilorid, Ancloric, Moduretic

Indicações

Amilorida, cloridrato de + hidroclorotiazida é indicado para pacientes nos quais há suspeita de depleção de potássio ou naqueles em que essa depleção é prevista. A combinação destes dois medicamentos minimiza a possibilidade de desenvolvimento de perda excessiva de potássio em pacientes submetidos a uma diurese intensa por períodos prolongados. Pode ser usado isoladamente ou como adjuvante a outros anti-hipertensivos para o tratamento de:

• hipertensão;
• edema de origem cardíaca; 

• cirrose hepática com ascite e edema. <ref> Bula do medicamento Acesso em: 30/11/2016 </ref>

Informações sobre o medicamento

O medicamento amilorida, cloridrato de + hidroclorotiazida não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A RENAME contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do Decreto nº 8.065/2013, a atualização da RENAME compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC, a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.

Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.

Entretanto, cabe salientar que o SUS disponibiliza diversos medicamentos, que não necessariamente compõem a mesma classe farmacológica, mas possuem indicação para mesma patologia. Estão disponíveis no SUS, os seguintes medicamentos:<ref>Os medicamentos informados foram sugeridos com base no Formulário Terapêutico Nacional (2010) e Rename (2014)</ref>

  • Furosemida - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento

Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do Decreto n. 7.508/2011, os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.

É importante ressaltar que para qualquer substituição de medicamento, é imprescindível que se tenha o consentimento do médico assistente.

Referências

<references>